Elias Maluco comete suicídio na Penitenciária Federal de Catanduvas no Paraná

O presidiário estava submetido ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), cujo tratamento é rigoroso e considerado o mais drástico nas prisões brasileiras

O detento custodiado no Presídio Federal de Catanduvas, Elias Pereira da Silva, conhecido como Elias Maluco, foi encontrado morto nesta terça-feira (22/9), supostamente por ter cometido suicídio por enforcamento.

Foto: DivulgaçãoElias Maluco teria cometido suicídio no presídio federal de Catanduvas
Elias Maluco teria cometido suicídio no presídio federal de Catanduvas

Elias Maluco era considerado como um dos presos mais perigosos do Brasil, e fazia parte do Comando Vermelho (CV) do Rio de Janeiro, como um dos seus principais líderes. Ele nasceu no dia 23 de maio de 1966 no Rio, e era tido como um dos maiores traficantes de drogas do Estado fluminense. Foi preso em 19 de setembro de 2002, após uma cassada de três meses logo após a sequência do assassinato do jornalista Tim Lopes, em uma favela no Rio de Janeiro.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSMinistério da justiça_1
Ministério da justiça_1

Nos presídios federais cada detento fica em espaços individuais por cela, mesmo um sistema rígido de custódia, não existe superlotação carcerária. Conforme informações repassadas ao JTNEWS, Elias Maluco teria enforcado-se, ceifando a sua própria vida, mas, as informações oficiais ainda não foram divulgadas pelas autoridades do Sistema Penitenciário Federal do DEPEN, órgão subordinado à estrutura organizacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Existe atualmente no Brasil, 05 estabelecimentos penais federais, sendo  em Catanduvas (PR), Mossoró (RN), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e a última inaugurada no governo de Michel Temer foi a de Brasília/DF.  

Foto: Divulgação/DEPENPenitenciária Federal de Catanduvas no Paraná
Penitenciária Federal de Catanduvas no Paraná - local onde estava confinado Elias Maluco

Um diferencial nessas unidades prisionais é a segurança, bem como a não superlotação, os presos reclamam do alto grau de vigilância a que são submetidos.

Ministério da Justiça ainda não pronunciou-se sobre a morte de Elias Maluco

O Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), conjuntamente com o Ministério da Justiça, até o momento não emitiram nenhum comunicado oficial sobre a morte do integrante do Comando Vermelho.

Foto: Isaac Amorim/MJSPMinistro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça
Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça ainda não manifestou-se sobre o fato

Espera-se ainda na noite desta terça-feira (22/9) que as autoridades do Depen e do Ministério da Justiça expeçam nota oficial sobre as condições da morte do preso, Elias Pereira da Silva (Elias Maluco), que estava sob custódia da União e, nessa condição terá que arcar com a responsabilidade pela morte do prisidiário.

Fonte: JTNEWS com informações do Portal24.com.br

Comentários