Educação Estadual discute retorno presencial das aulas em encontro

Participam do encontro os gerentes regionais, coordenadores e gestores das escolas estaduaiis

O governador Wellington Dias participou, nesta sexta-feira (17), da abertura do encontro de mobilização da Caravana Pedagógica Juntos Para Avançar 2021, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o objetivo de discutir o retorno presencial dos estudantes da Rede Estadual de Ensino.

Foto: Ascom/GovpiGovernador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

“Temos um desafio que é melhorar a qualidade da educação. Já avançamos bem, saímos de uma das piores situações e estamos na 12ª posição, na última avaliação do Brasil, na qualidade de educação no Ideb. Hoje, esse encontro tem por objetivo garantir que possamos melhorar ainda mais. Em parceria com o Instituto Unibanco, adotamos medidas adequadas para evitar evasão, abandono e garantir melhores resultados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

Participam do encontro os gerentes regionais, coordenadores e gestores das escolas estaduais. Além de estabelecer metas para o retorno presencial, a ação marca também o início das caravanas pedagógicas, visitas dos técnicos das regionais às escolas nos meses de setembro e outubro focadas no replanejamento das atividades e suporte para a execução dos planos de ação.

De acordo com o secretário da Seduc Ellen Gera, com as dificuldades devido à pandemia da Covid-19, já foi identificado o risco de abandono por parte de estudantes, por isso a importância do programa, para não deixar que esse aluno desista do ano letivo.

“Hoje, reunimos todos os gerentes regionais, além dos coordenadores e gestores da Rede Estadual de Educação, a fim de trabalhar um plano de ação para o retorno das aulas no ambiente presencial das escolas, com o objetivo de não deixar nenhum aluno para trás e poder, com a volta desse estudante ao ambiente presencial, trabalhar na recuperação da sua aprendizagem. Estamos lançando também o Programa Juntos Para Avançar e dentro dele estamos pactuando metas com as nossas escolas e gerências regionais para que saibam exatamente o que precisam fazer para recuperar a aprendizagem do estudante para que ele não abandone a escola”, afirmou Ellen Gera.

A parceria com o Instituto Unibanco é focada no apoio técnico à gestão, com formações, soluções de problemas e planejamento. “Aportamos conhecimento para que esses processos sejam mais eficientes e efetivos. Começamos focados estritamente no Ensino Médio, expandimos apoiando a secretaria no planejamento e agora no Ensino Fundamental para que os profissionais ampliem sua capacidade de gestão”, informou Maria Julia Azevedo, gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco.

Fonte: JTNEWS

Comentários