Educação Estadual discute retorno presencial das aulas em encontro
Participam do encontro os gerentes regionais, coordenadores e gestores das escolas estaduaiisO governador Wellington Dias participou, nesta sexta-feira (17), da abertura do encontro de mobilização da Caravana Pedagógica Juntos Para Avançar 2021, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o objetivo de discutir o retorno presencial dos estudantes da Rede Estadual de Ensino.
“Temos um desafio que é melhorar a qualidade da educação. Já avançamos bem, saímos de uma das piores situações e estamos na 12ª posição, na última avaliação do Brasil, na qualidade de educação no Ideb. Hoje, esse encontro tem por objetivo garantir que possamos melhorar ainda mais. Em parceria com o Instituto Unibanco, adotamos medidas adequadas para evitar evasão, abandono e garantir melhores resultados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.
Participam do encontro os gerentes regionais, coordenadores e gestores das escolas estaduais. Além de estabelecer metas para o retorno presencial, a ação marca também o início das caravanas pedagógicas, visitas dos técnicos das regionais às escolas nos meses de setembro e outubro focadas no replanejamento das atividades e suporte para a execução dos planos de ação.
De acordo com o secretário da Seduc Ellen Gera, com as dificuldades devido à pandemia da Covid-19, já foi identificado o risco de abandono por parte de estudantes, por isso a importância do programa, para não deixar que esse aluno desista do ano letivo.
“Hoje, reunimos todos os gerentes regionais, além dos coordenadores e gestores da Rede Estadual de Educação, a fim de trabalhar um plano de ação para o retorno das aulas no ambiente presencial das escolas, com o objetivo de não deixar nenhum aluno para trás e poder, com a volta desse estudante ao ambiente presencial, trabalhar na recuperação da sua aprendizagem. Estamos lançando também o Programa Juntos Para Avançar e dentro dele estamos pactuando metas com as nossas escolas e gerências regionais para que saibam exatamente o que precisam fazer para recuperar a aprendizagem do estudante para que ele não abandone a escola”, afirmou Ellen Gera.
A parceria com o Instituto Unibanco é focada no apoio técnico à gestão, com formações, soluções de problemas e planejamento. “Aportamos conhecimento para que esses processos sejam mais eficientes e efetivos. Começamos focados estritamente no Ensino Médio, expandimos apoiando a secretaria no planejamento e agora no Ensino Fundamental para que os profissionais ampliem sua capacidade de gestão”, informou Maria Julia Azevedo, gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Anvisa proíbe comercialização de perfume e maquiagem capilar
-
Segurança Pública
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
-
Esportes
Piauiense Juliana Viana recebe prêmio de Melhor Atleta de Badminton em 2025
-
Geral
STF avalia transferência de Bolsonaro para Papudinha
-
Segurança Pública
Ex-candidata ao Governo do Piauí, professora Lourdes Melo é detida pela Polícia Militar
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Esportes
Hamilton sugere mudanças de funcionários da Ferrari para F1 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Política
Flávio Bolsonaro tem potencial para afastar eleitor "nem-nem", avaliam especialistas