DRACO deflagra operação em três cidades do Piauí e prende mais de 10 membros do Bonde dos 40
Até o momento, 12 pessoas já estão presas, dentre elas cinco mulheres no município de Nazária.O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou na manhã desta quarta-feira (09), uma operação para dar cumprimento a 39 mandados, sendo 21 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão nos municípios de Nazária, Barras e União, com o objetivo de desarticular uma célula criminosa ligada ao Bonde dos 40.
Até o momento, 12 pessoas já foram presas, entre elas cinco mulheres. "Quase a metade dos presos são mulheres, o que reforça ainda mais a participação feminina nas organizações criminosas. Temos nos deparado, de forma cada vez mais frequente, com a participação de mulheres no contexto dessas facções. Portanto, ao se integrar a uma facção criminosa, seja mulher, homem, maior ou menor de idade, todos recebem o mesmo tratamento", declarou Charles Pessoa, coordenador do DRACO.
De acordo com o delegado, a investigação identificou a existência de um núcleo da facção denominado “Ressaca de Carnaval (NZR)”, cujos participantes demonstravam adesão ideológica ao Bonde dos 40 e à sua estrutura interna. Para integrar o grupo, eram exigidos matrícula, vulgo, região de atuação, referências e conhecimento do estatuto da organização, além de haver uma divisão clara de funções e permanência na associação. Os membros atuavam articulando ações, transmitindo orientações e fortalecendo os vínculos internos do grupo.
“O que posso reforçar é que eram indivíduos que se relacionavam entre si e faziam parte dessa rede complexa que são as facções, cada um com funções específicas dentro da estrutura da organização criminosa. Algumas mulheres, inclusive companheiras de indivíduos que já haviam sido presos em operações anteriores, também estavam envolvidas. Mesmo aquelas que tentavam se apresentar como pessoas inofensivas, na prática, causavam grande desconforto na região, estimulando a prática criminosa e cooptando outras pessoas para participar dessa rede. Além de dar suporte para outras ações, algumas delas participavam diretamente dessas atividades criminosas”, explicou o delegado.
A operação conta com o apoio da Diretoria de Inteligência da SSP, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, BOPE, BEPI, FEISP, GCM, BOPAER, DECORTEC, DEPESP, DHPP, Delegacia de Polícia de Nazária, 1ª Delegacia Seccional, 4ª Delegacia Seccional, 5ª Delegacia Seccional e 9ª Delegacia Seccional.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Segurança Pública
Mulher é encontrada morta com marcas de tiros e mãos amarradas em estrada no Litoral do Piauí
-
Política
Eduardo Bolsonaro se pronuncia após ter mandato cassado
-
Justiça
STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país
-
Segurança Pública
PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Política
Prefeitura ignora proposta de R$ 171 mil e contrata por R$ 223 mil após prazo de 5 minutos