Dória manda Tropa de Choque na reintegração de posse em área indígena no Jaraguá
Os indígenas denunciam que a obra infringe diversas normas ambientais e ainda desrespeita convenção internacional por não consultar os povos vizinhosCerca de 700 indígenas Guarani Mbya da Terra Indígena Jaraguá, na zona oeste de São Paulo, resistem à tentativa de reintegração de posse de uma área vizinha das aldeias, ocupada há 40 dias.
Desde as seis horas da manhã, eles dançam, cantam e rezam na Rua Comendador José de Matos, enquanto uma tropa de policiais militares fica do outro lado da via.
A reintegração foi pedida pela Construtora Tenda S.A, que pretende construir 11 prédios no local, fronteira com a TI Jaraguá. A Tenda derrubou 500 árvores em janeiro, que motivou a ocupação, cujo objetivo é denunciar que o contrato infringiu leis federais de licenciamento ambiental e de consulta à comunidade.
Também pretende homenagear as árvores nativas, de valor sagrado para os indígenas.Na semana passada, em audiência de conciliação com representantes da construtora, do Ministério Público Estadual, da DPU e da DPE, foi feito um acordo pelo qual a Tenda se responsabilizou a não entrar na área da ocupação até o dia 6 de maio.
Na Justiça Federal de São Paulo, um acordo firmado determinou a suspensão das obras do condomínio Reserva Jaraguá-Carinás por 60 dias. Apesar disso, a juíza manteve o ofício de reintegração de posse.
Fonte: Agência Pública
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Jovem de 20 anos desaparece após entrar no Rio Poti para tentar recuperar celular
-
Saúde
Fórmulas infantis contaminadas; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana
-
Segurança Pública
Baile de reggae alvo de operação do DENARC tinha "área VIP" para membros de facção
-
Segurança Pública
Adolescente é apreendido com 15 tabletes de maconha em ônibus na cidade de Picos