Dois presos são encontrados mortos na Casa de Custódia em Teresina

Pavilhão onde aconteceu o fato encontra-se isolado para os trabalhos de perícia.

Dois detentos foram encontrados mortos na manhã deste sábado (23) na Casa de Custódia Prof. José de Ribamar, penitenciária que fica localizada no bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina. 

Foto: Lucas Dias/GP1Casa de Custódia de Teresina
Casa de Custódia de Teresina

De acordo com as primeiras informações, os dois internos foram encontrados mortos dentro das celas - eles estavam em celas separadas - no pavilhão G da unidade. A Secretaria da Justiça (Sejus) identificou os internos apenas pelas iniciais A. K. da S. O e I. da S. S. Segundo a nota da Sejus, o pavilhão onde ocorreu o crime foi isolado para os trabalhos do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.

Atualmente, segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, a penitenciária tem 1.071 presos, quase 300% da capacidade da penitenciária, que é de 336 internos. As celas onde os mortos foram encontrados, no pavilhão G, tinham capacidade para quatro internos cada, mas tinham 11 e 6 detentos, respectivamente. Ainda conforme o presidente, a penitenciária atualmente não consegue fazer a divisão em pavilhões por tipo de crime.

"Nessa situação de superlotação é praticamente impossível separar por tipo de crime, por reincidente ou não, a superlotação inviabiliza isso, fica complicado separar", disse.

Ainda conforme o presidente, os corpos foram encontrados amarrados em lençóis nas grades das celas, no entanto, considera que é provável que eles tenham sido mortos pelos outros detentos e tenham feito a simulação para que parecesse suicídio. No entanto, a Polícia Civil deverá esclarecer o que de fato aconteceu.

"Aparece como se fosse enforcamento, mas a gente sabe, isso acontece de praxe, estrangula, e coloca ele pendurado pelo lençol na grade para tenta supor que ele cometeu suicídio. Mas normalmente, esses casos a gente jé sabe que é feito dessa forma, como simulação de suicídio, mas a investigação aprofunda e vê que foram homicídios", citou.

Fonte: JTNEWS com informações da Cidade verde

Comentários