Defesa Civil do Piauí reforça orientações para situações de alagamentos

O objetivo é preservar vidas e reduzir os impactos das inundações.

Diante das previsões de chuvas intensas em algumas regiões do Piauí, a Secretaria da Defesa Civil Estadual divulgou medidas importantes para que a população saiba como agir em casos de alagamentos. O objetivo é preservar vidas e reduzir os impactos das inundações.

Foto: ReproduçãoChuva em Floriano
Resultado das chuvas no Piauí

Entre as principais recomendações estão:

- Auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas a você – Garantir a segurança dos mais vulneráveis deve ser prioridade.

- Proteja os animais de estimação – Eles também estão em risco e podem ser arrastados pelas fortes correntezas.

- Evite contato com a água dos alagamentos – A água pode estar contaminada e causar doenças graves.

- Nunca atravesse áreas alagadas – Seja a pé, de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água pode arrastar pessoas e veículos.

- Redobre a atenção ao transitar – Caso seja indispensável sair, tenha cuidado com buracos e bueiros sem tampa, que podem estar encobertos pela água.

- Use serviços de navegação – Ferramentas como GPS ou aplicativos como Waze ajudam a encontrar rotas seguras e evitar vias alagadas.

A Defesa Civil também orienta a população a manter a calma e acompanhar os alertas oficiais sobre condições climáticas. Em situações de emergência, os contatos devem ser feitos pelos números: Defesa Civil: 199 ou Corpo de Bombeiros: 193

Fonte: JTNEWS

Comentários