Corinthians e Flamengo decidirão Copa no Brasil no Maracanã

Em primeiro jogo, equipes empataram em 0 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo, com polêmica sobre pênalti pedido pelos corintianos

Após um empate em 0 a 0 no primeiro jogo, a final da Copa do Brasil entre Corinthians e Flamengo ficou em aberto e será decidida na próxima quarta-feira (19/10), no Maracanã.

Foto: Peter Leone/O Fotográfico/Estadão ConteúdoAtacante Róger Guedes, do Corinthians, durante o primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2022 contra o Flamengo
Atacante Róger Guedes, do Corinthians, durante o primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2022 contra o Flamengo

Antes da disputa pelos prêmios de R$ 60 milhões para o campeão, e R$ 25 milhões para o vice, os clubes ainda precisam cumprir tabela pela Série A do Brasileirão.

Distantes do Palmeiras, que lidera o campeonato nacional, e com posições confortáveis na disputa pelas vagas da Libertadores, os dois clubes devem lançar mão de reservas para os jogos deste sábado (15/10). O Corinthians enfrenta o Goiás, em Goiânia, às 19h, e o Flamengo recebe o Atlético-MG, no Maracanã, às 20h30.

Decisão no Maracanã lotado

A decisão da Copa do Brasil no Maracanã já está com os ingressos esgotados para a torcida do Flamengo. A expectativa é de que a torcida corintiana também esgote rapidamente a carga de 3.800 ingressos assim que forem disponibilizados.

O jogo, que começará às 21h45 de quarta-feira (19/10), será transmitido pela TV Globo, SporTV e Amazon Prime Video.

É apenas a terceira vez na história na qual a Copa do Brasil tem uma final entre clube paulista e clube carioca. O Flamengo já esteve em uma das outras ocasiões. Em 2004, em final contra o Santo André, o primeiro jogo também acabou empatado e o título ficou para ser resolvido no Maracanã.

Após um 2 a 2 na ida, o Flamengo podia até mesmo empatar por 1 a 1, mas o clube paulista arrancou um 2 a 0 diante de quase 72 mil pessoas e garantiu o seu título de maior destaque na história.

Foi pênalti?

O principal tema de debate no dia seguinte ao primeiro jogo da final não diz respeito aos desempenhos dos dois clubes, mas sim a uma decisão da arbitragem.

Os corintianos reclamam de um lance envolvendo um toque de mão dentro da área por parte do zagueiro flamenguista Léo Pereira. O lance não foi marcado como pênalti pelo árbitro Bráulio da Silva Machado.

Na coletiva após o jogo, o técnico Vítor Pereira, do Corinthians, detonou a arbitragem: “O seu Rodrigo D’Alonso Ferreira não conseguiu ver no VAR, lá em cima, com toda a tecnologia disponível, que a bola bate no braço.”

“Ele não conseguiu ver isso, nem teve dúvida, nem chamou para análise”, acrescentou.

Por sua vez, o técnico flamenguista Dorival Junior fez elogios à arbitragem “muito boa e segura”. “Acho o lance do pênalti muito discutível. Não vejo dessa forma. O jogador ás vezes não tem reação porque ele está fazendo movimento natural, espontâneo”, disse.

Primeiro jogo teve recorde de público

O jogo desta quarta-feira entre Timão e o Rubro-Negro teve recorde de pagantes na Neo Química Arena: 47.031 torcedores.

Entre os lances mais perigosos, destaque para uma bola na trave de David Luiz: o zagueiro chutou de fora da área e acertou o travessão de Cássio no segundo tempo. Gabigol também teve uma chance de abrir o placar no primeiro minuto da partida, chutando à direita do gol corintiano.

Já o Corinthians teve uma arrancada de Yuri Alberto em direção ao gol no primeiro tempo, mas a jogada foi interrompida por Thiago Maia. O clube paulista reclamou de um possível pênalti por bola na mão de Léo Pereira, mas o juiz seguiu com a partida.

Um apagão nos minutos finais da partida paralisou o jogo no segundo tempo. Parte dos refletores da Arena deixaram de funcionar. Aos 48 minutos da etapa final, o juiz retomou a partida, mesmo com alguns refletores ainda apagados.

Nos instantes finais do jogo, tanto Flamengo quanto Corinthians tiveram boas chances de abrir o placar, mas a decisão no Maracanã iniciará de igual para igual. Se houver um novo empate no Maracanã, o título será decidido nos pênaltis. O vencedor do jogo de volta leva o título e conquista o tetracampeonato na Copa do Brasil, sendo vencedor o Timão ou o Fla.

Histórico

Neste ano, em mata-mata pelas quartas de final da Libertadores, os cariocas levaram a melhor nas duas partidas (ida e volta). Já no Campeonato Brasileiro, foi o Timão que saiu vencedor, em junho.

Também finalista da Libertadores da América, o clube carioca é o time com mais gols (356) e mais vitórias (118) na Copa do Brasil. Lá se vão quatro anos desde a última final do Corinthians na Copa do Brasil, quando deixou escapar o título para o Cruzeiro, hexacampeão do torneio.

Esta é a sétima vez do Corinthians em uma decisão da competição, tendo vencido em 1995, 2002 e 2009. Já o Flamengo quer quebrar um jejum de cinco anos sem levantar a taça da Copa do Brasil. Em 2017, o Rubro-Negro foi vice-campeão ao perder a final para o Cruzeiro. O clube venceu o torneio nos anos de 1990, 2006 e 2013.

Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil

Comentários