Consórcio Nordeste lança o primeiro edital de compras coletivas
Os representantes dos estados do Nordeste estiveram presentes para debater a publicação da 'Carta Natal'Aconteceu ontem (16), em Natal, mais um reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Dessa vez, foram discutidas as diretrizes e os interesses dos estados da região, tendo como principais pautas a reforma tributária, a educação pública e a redução da presença da Petrobras no nordeste.
Na oportunidade, os gestores também assinaram a Carta de Natal e deliberam sobre lançamento do 1° edital de compras coletivas na área da saúde, que foi lançado hoje (17). A reunião anterior aconteceu em Teresina.
Sobre o edital de compra coletiva, o presidente do Consórcio Nordeste, governador da Bahia, Rui Costa, enfatizou o lançamento da primeira compra em conjunto dos estados nordestinos, após a apresentação no mercado. “Terão outros editais até dezembro. Vamos trazer, com certeza, ganhos de escala, economias para as compras e cofres públicos de cada estado e, com certeza, teremos ganhos econômicos derivados daí”, comentou Costa.
Os governadores nordestinos discutiram sobre a reforma tributária que está tramitando no Congresso. Rui Costa também comentou que os governadores do nordeste devem trabalhar junto à Câmara dos Deputados para que projetos de interesse dos estados sejam votados o quanto antes, destacando a cessão onerosa de receitas de petróleo, a securitização das dívidas e o Plano Mansuetto.
O governador Wellington Dias destacou a preocupação dos estados nordestinos com a desmobilização de estatais como a Chesf e a Petrobrás, que acarretam em consequências negativas na economia do nordeste. Na oportunidade, o gestor também destacou a política de atração de investimentos com pautas que permitam o aumento da capacidade de investimento.
O chefe do Executivo piauiense revelou que estão sendo feitas agendas preparatórias, estratégicas para o Encontro dos Estados do Nordeste com a Alemanha, França e Espanha. “O objetivo é termos agendas que darão resultados para o nordeste, com atração de investimentos, financiamentos, acesso a fundos, com a garantia de uma política ambiental adequada, com o acesso, por exemplo, a fundos, como o das mudanças climáticas”, comentou Wellington.
Confira a 'CARTA DE TERESINA'.
Fonte: JTNews, com informações do Portal do Governo do Estado do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Carbono Oculto 86: empresários da rede de postos HD negam adulteração de combustíveis
-
Geral
Apresentador César Filho sofre grave acidente de moto entre Campo Maior e Cabeceiras do Piauí
-
Segurança Pública
Neto Camelo fez procedimento estético no rosto para não ser reconhecido pela polícia, diz delegado Samuel Silveira
-
Segurança Pública
Líder do Bonde dos 40 é preso durante operação em Demerval Lobão
-
Segurança Pública
Homem é morto a facadas durante briga em bar na zona leste de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Segurança Pública
Postos da Rede HD vendiam combustível adulterado e lavavam dinheiro para o PCC no Piauí, diz polícia
-
Geral
Após denúncias do JTNEWS, TCE-PI confirma falhas e determina plano de ação em OSS da Saúde no Piauí
-
Política
TCE-PI encontra indícios de irregularidades em contratos terceirizados da Prefeitura de Pedro II e determina inspeção
-
Geral
Esposa do vice-prefeito Darllan Barros se pronuncia após morte do marido