Concurso do Corpo de Bombeiros: Nucepe reforça prazos para o exame
Estão sendo ofertadas 400 vagas, sendo 200 para nomeação imediata e 200 destinadas para cadastro de reservaO Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), como instituição responsável pela execução do cronograma do edital do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI 2023), reforça os prazos e as etapas do mesmo para os candidatos.

Ao todo, estão sendo ofertadas 400 vagas, sendo 200 para nomeação imediata e 200 destinadas para cadastro reserva. O concurso possui 5 etapas, a primeira constitui-se da realização da prova escrita, objetiva e dissertativa; a segunda refere-se ao exame de saúde; a terceira ao exame de aptidão física; a quarta a avaliação psicológica e a última uma investigação social.
Para a profª. dra. Bárbara Melo, diretora do Nucepe, este é um importante concurso para o Estado do Piauí, para sua população, para Secretaria de Segurança Pública, para a corporação Corpo de Bombeiros e também para a Uespi.
“O Núcleo se compromete a realizar o maior concurso da história do Corpo de Bombeiros de forma ágil e seguindo todas as diretrizes técnicas e de segurança. A SSP já está mobilizando todas as equipes em prol de um sofisticado Plano de Segurança para execução de todas as etapas do certame”, ressaltou a diretora.
A tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Najra Nunes, afirma que o concurso será histórico.
“Atualmente temos 40 soldados em nosso quadro. Já na primeira convocação mais que dobrará o efetivo, que é o elemento de execução mais atuante nas ocorrências. A entrada dos novos bombeiros possibilitará a expansão do CBMEPI nas cidades do interior com maior necessidade”.
Além disso, Najra afirma que o concurso possibilitará uma celeridade e melhoria no atendimento à população e uma melhoria na qualidade de vida, saúde mental e física de todos os bombeiros.
O Corpo de Bombeiros conta atualmente com 340 bombeiros ativos. Com o concurso, o órgão passará para 740 profissionais atuando na segurança do estado.
Cadastro de candidatos a fiscais para o CBMEPI 2023
Encontra-se disponível no site do Nucepe o cadastro para os interessados em atuar como fiscais no CBMEPI. O cadastro pode ser realizado até as 13h do dia 13 de maio, através do sistema.
Para ser candidato a fiscal em Concursos/Seletivos promovidos pelo Nucepe é necessário exercer função pública e/ou ter vínculo estudantil com a Uespi. Em hipótese alguma o candidato a fiscal poderá ter cônjuge ou companheiro ou qualquer parente, consanguíneo ou afim em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, inscrito no concurso.
O candidato a fiscal deverá efetuar, obrigatoriamente, o cadastro no site do Nucepe preenchendo todos os campos, sob pena de ter o cadastro eliminado e/ou não selecionado, bem como se selecionado não receber a remuneração a que faz jus. Para a efetivação do seu cadastro, deverá anexar um único arquivo, em formato PDF, obrigatoriamente, do contracheque mais recente, se for servidor ou comissionado, de declaração de vínculo se for técnico Uespi, ou Comprovante de Matrícula 2022.2 se for aluno da instituição.
Confira o cronograma do Concurso:
Inscrições: 14/04 a 04/05
1° etapa: Prova escrita, objetiva e dissertativa: 21/05
Resultado: 16/06
2° etapa: Exame de saúde: 06 a 14/07
3° etapa: Exame de aptidão física: 07 a 14/08
4° etapa: Avaliação psicológica: 10/09
5° etapa: Investigação social: 14/04 a 04/05
Divulgação dos aprovados: 18/10
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes Escalação: Corinthians terá desfalques para enfrentar o Fluminense; veja relacionados
-
Esportes Flamengo investe R$ 5 milhões em máquinas que Real Madrid utiliza para melhorar performance de atletas
-
Justiça Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados
-
Esportes Campeonato Brasileiro retorna neste sábado (13/9). Veja lista de jogos
-
Esportes Filipe Luís recusa proposta do Fenerbahçe por continuidade do projeto no Flamengo
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Geral Homem morre após grave acidente de moto na cidade de Beneditinos (PI)
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada