Como Anitta se tornou a cantora número um do mundo com "Envolver"
A artista de Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, é a primeira brasileira que emplaca no primeiro lugar do streaming globalAnitta envolveu o mundo e chegou a um novo patamar. A cantora conquistou a liderança no ranking das músicas mais tocadas do planeta no Spotify com “Envolver” – reggaeton lançado em novembro do ano passado.
Além de quebrar o próprio recorde, a artista de Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, é a primeira brasileira que emplaca no primeiro lugar do streaming global. Qual foi o caminho percorrido para alcançar tal marca e como ela deixou a América Latina aos seus pés?
Para entender o novo sucesso da popstar, a reportagem do Band.com.br conversou com o diretor executivo Paulo Pimenta, diretor executivo e fundador da agência de comunicação bpmcom – que cuida da imagem de Anitta, Juliette, Thiaguinho, Dilsinho, Maria Rita, entre outros.
Segundo o executivo, todos os esforços foram para transformar “Envolver” em um hit mundial. Anitta, como se sabe, é quem gerencia a própria carreira e liderou a equipe em cada etapa do processo de criação e marketing da canção. Pimenta ressalta:
“Depois, ela mesma dirigiu o clipe e criou tudo. A parte que viralizou da coreografia foi criada por ela. Em tudo, no plano de marketing mundial e de divulgação, tem o dedo dela. Cada um fez a sua parte de acordo com o que ela pediu. O time de PR global, em especial da América Latina, marketing e social media trabalhou seguindo a orientação dela. Deu no que deu”, comemora o diretor da bpmcom.
Nos últimos anos, a cantora realizou um trabalho intenso para alavancar a carreira internacional. Além de cantar em inglês e espanhol, Anitta apostou em feats com nomes mundialmente conhecidos, como Maluma, J Balvin, Cardi B e tantos outros, mas só agora, e com uma música em que canta sozinha, que ela chegou ao topo global.
Uma curiosidade sobre “Envolver” é que a música estourou em outros países antes da consagração absoluta no Brasil. A reportagem do Band.com.br apurou que, uma semana antes de ser a mais ouvida no Brasil, quando aparecia na 12ª colocação nacional, “Envolver” já estava em quarto lugar na Bolívia, em sexto no México e em sétimo no Peru, Equador e Panamá.
Na visão de Paulo Pimenta, não é uma surpresa que a música tenha explodido antes em outros países, o que não diminui a importância do mercado brasileiro para a cantora: “‘Envolver’ foi um trabalho voltado para o publico latino - de língua espanhola. Isso se reflete inclusive no plano estratégico. Assim como Anitta lança músicas para diversos públicos: brasileiros e de língua portuguesa, europeus como Itália, França etc”.
Natural que a música fizesse sucesso fora na minha opinião. O Brasil reconheceu e sempre abraça a Anitta. Isso que importa.
A artista havia conseguido algo semelhante, mas em escala muito menor, com “Vai Malandra”, em 2017. Era a primeira vez que uma canção em português figurava entre as 20 músicas mais ouvidas do planeta no Spotify.
Com “Envolver”, cantada em espanhol, a música foi impulsionada após cair no gosto de países latinos, o que ajudou a desbancar astros pop como Justin Bieber, Dua Lippa e Elton John.
Viral
A coreografia do videoclipe de “Envolver” viralizou no TikTok com um challenge que ficou conhecido como “el passo de Anitta”. Famosos e anônimos replicaram a performance da cantora no clipe, que ajudou a bombar a música.
Até a Miley Cyrus fez o passinho e a Cardi B cantou a música de Anitta.
Miley Cyrus dançando Envolver, Anitta você venceu parabéns pic.twitter.com/Px1xmvvvnN
— RBD - BRITNEY - #BBB22 (@BigRockBrasil) March 21, 2022
“É a nossa Carmem Miranda digital”
Marcello Castello Branco, CEO da União Brasileira de Compositores (UBC) e integrante do conselho diretivo do Grammy Latino, acompanha os passos de Anitta desde o início. Na opinião dele, a cantora possui determinação, talento e uma inteligência fora de série.
Anitta até pode ter contado, mesmo sem prever, com uma divulgação espontânea de “Envolver”, mas não dá para falar em sorte quando trata-se das conquistas da cantora.
“Ela tem um profundo conhecimento das redes sociais e o que elas podem representar para o trabalho dela. Isso tudo faz dela a nossa Carmem Miranda digital. É a primeira artista brasileira a saber utilizar de maneira exímia as redes”, analisa Branco.
Não tem nada gratuito e fácil. Tem muito trabalho, suor e gente trabalhando com ela e por ela no Brasil e lá fora. Tudo isso explica o sucesso de Anitta.
Assista ao clipe de “Envolver”
Fonte: Band.Uol
Comentários
Últimas Notícias
- Segurança Pública Homem é preso em Nazária por estuprar a enteada de 10 anos
- Geral Corpo de homem é encontrado boiando no Rio Poti em Teresina
- Geral Motociclista de 28 anos morre em acidente na BR 316 em Teresina
- Geral “A PF do Xandão está cumprindo missão”, diz Michelle Bolsonaro
- Segurança Pública PM e empresário são presos em Teresina por fraudes contra a Caixa Econômica
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Mulher se joga de ponte na zona sul de Teresina
- Geral Acidente na BR-316 envolve dois veículos e causa danos materiais
- Justiça PF investiga envolvimento da vereadora eleita Tatiana Medeiros com membro do Bonde dos 40
- Geral Dr. Carlos Júnior critica posturas de candidatos e defende voto por ideologia
- Geral Homem é morto com golpe de faca no peito no Mercado Público de Altos