Centro de Saúde Lineu Araújo, em Teresina, mantém serviços essenciais em funcionamento
Estão sendo mantidos serviços que não podem ser interrompidos, com todas as medidas de segurança preconizadas pela FMSO Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, que é o ambulatório de especialidades médicas da rede municipal, está mantendo em funcionamento alguns serviços essenciais para seus pacientes.
Com a quarentena e as medidas de saúde voltadas para o combate à COVID-19, encontra-se suspenso o atendimento ambulatorial eletivo em Teresina.
Entre eles está o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), voltado para pessoas com HIV. O SAE está funcionando nos turnos manhã e tarde, com uma equipe para dispensação de medicamentos para os pacientes que já fazem acompanhamento de HIV, para que não haja interrupção do tratamento.
“Além disso, está havendo consulta médica para pacientes novos portadores de HIV que procuram o serviço pela primeira vez, em especial gestantes, além de casos excepcionais, como pacientes sintomáticos”, informa a enfermeira Verônica Moura, do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
Outro programa que está em funcionamento é o de acompanhamento de entrega de bolsas para os ostomizados. “Se a pessoa precisar de dois tipos de bolsa, de colostomia (fezes) e urostomia (urina), ela recebe 20 unidades por mês. Dez de cada tipo. Tudo isso nós registramos e fazemos um controle dos recebimentos”, afirma a diretora do Lineu Araújo, Mariluce Ferreira.
Ainda segundo a diretora, o Lineu Araújo garante atendimento integral à pessoa com ostomia, respeitando as medidas de segurança para evitar contágio da COVID-19.
“Aqui a pessoa recebe orientação sobre como usar a bolsa. Desde o preparo, aplicação, fechamento, reposicionamento, esvaziamento e troca da bolsa”, diz Mariluce Ferreira.
Está em funcionamento também a Central de Laudos, que recebe os exames de radiografia feitos na rede. Os exames são recebidos pela internet e, após análise, o resultado é reenviado para as unidades solicitantes em, no máximo, 48 horas.
A Central funciona das 7h da manhã até as 17h. O acesso aos exames é por meio de solicitação médica nas Unidades Básicas de Saúde, hospitais de alta e média complexidade do Município, Estado e filantrópicos, além do próprio Lineu Araújo.
Além desses atendimentos, há ainda o Provida, ambulatório que conta com psicólogos e psiquiatras para atender pessoas com comportamento suicida. As consultas com psicólogos e psiquiatras, que atendem por demanda espontânea, acontecem de segunda a sexta, de 8h às 11h e de 14h às 17h.
Outros serviços seguem funcionando normalmente, como a realização de exames de raio x, entrega de exames, a farmácia especial para pessoal com Mal de Parkinson e epilepsia e distúrbios de movimento, além da sala de vacina para a Campanha de Vacinação contra a Gripe.
“São serviços que não podem ser interrompidos, mas garantimos que estamos tomando todas as medidas de segurança preconizadas pela FMS, para segurança de nossos pacientes e também dos profissionais”, garante a diretora Mariluce Ferreira.
Fonte: Fundação Municipal de Saúde (FMS)
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Influenciador alvo de operação em Água Branca fez rifa de R$ 0,09 para sortear moto de luxo
-
Geral
Acidente entre caminhões e um carro deixa mulher ferida na Ponte do Tancredo Neves
-
Geral
Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR 407 em Picos
-
Geral
Saiba como atuavam estrangeiros presos por esquema de agiotagem em Teresina
-
Segurança Pública
Jovem é apreendido por tentar estuprar prima em Água Branca
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Após denúncias do JTNEWS, TCE-PI confirma falhas e determina plano de ação em OSS da Saúde no Piauí
-
Segurança Pública
Operação Carbono Oculto 86: empresário Danillo Coelho é interrogado na sede do DRACO
-
Segurança Pública
Carbono Oculto 86: empresários da rede de postos HD negam adulteração de combustíveis
-
Geral
Apresentador César Filho sofre grave acidente de moto entre Campo Maior e Cabeceiras do Piauí
-
Segurança Pública
Bandido morre em confronto com policiais do BEPI e DRACO na zona rural de Teresina