Celular esquentando demais: conheça 6 maneiras de evitar esse problema

Os motivos para esse problema podem ser vários, como uso prolongado de aplicativos pesados, bug no sistema operacional, bateria com defeito, componente interno com erro, entre outros

O seu celular anda esquentando? Mesmo que você more em uma região com um clima mais quente, é bom observar alguns sinais. Eles podem indicar problemas mais sérios, incluindo a diminuição da vida útil da bateria e do aparelho.

Foto: ReproduçãoEntenda as razões pelo qual o seu aparelho celular esquenta
Entenda as razões pelo qual o seu aparelho celular esquenta

Em geral, os chips dos smartphones são programados para suportarem altas temperaturas sem sofrer maiores avarias. Quando isso acontece, o próprio sistema limita algumas funções para permitir seu resfriamento — podendo até desligar sozinho em casos mais graves. Se isso tem acontecido com frequência, algumas medidas podem ajudar a resolvê-lo:

1. Deixe-o longe de fontes de calor

Essa é a primeira medida a se tomar quando algum eletrônico estiver esquentando demais. Se ele estiver em contato direto com a luz do Sol, coloque-o na sombra. Porém, não o deixe em locais abafados, como dentro de cobertas, no carro, na mochila ou na bolsa. Também jamais o deixe perto de fontes de calor, como fogão e aquecedores.

2. Atualize o sistema e os apps

Pode acontecer de algum software com problemas ou incompatível com a versão do sistema esteja drenando recursos de forma inesperada. Nesse caso, a solução mais simples é atualizar o sistema operacional ou o aplicativo em questão.

No caso de iPhones, a Apple libera as atualizações do iOS por meio do app Ajustes, e depois em Geral. Já nos smartphones com Android, a atualização pode ser encontrada nas configurações, na opção Sobre o Dispositivo. Já os apps devem ser atualizados em suas respectivas lojas, como Apple Store e Google Play.

3. Escaneie os arquivos contra vírus

Vírus e malwares podem estar usando indevidamente recursos do sistema, o que pode provocar o sobreaquecimento do aparelho. Isso é mais provável de acontecer em smartphones com Android, já que o sistema permite instalar apps fora da loja oficial.

Há diversas opções de antivírus no mercado, por isso, sempre confie sempre em marcas consagradas, como AVG, Norton e McAfee. Muitos têm planos gratuitos — porém, limitados –, mas que já oferecem algum nível de proteção.

4. Use o modo Avião

Caso você esteja em um local com sinal móvel fraco, o telefone costuma aumentar a potência de recepção para tentar melhorar a conexão. Como consequência, os componentes internos trabalham mais e ficam mais quentes.

Por isso, uma boa medida caso o smartphone esteja esquentando é ligar o modo Avião. Porém, o lado ruim é que isso vai desligar a conexão móvel, mas ainda será possível usar a conexão Wi-Fi e Bluetooth.

5. Use um cabo de qualidade

Caso o problema apareça principalmente durante a recarga da bateria, a culpa pode estar no cabo utilizado. Materiais de qualidade ruim podem fazer com que a bateria esquente além do normal. Se tiver um cabo extra, considere fazer a trocá para ver se a temperatura se normaliza.

Há casos ainda em que a bateria passa a apresentar desgaste com o tempo e começa a esquentar demais. Nesse caso, o ideal é prevenir: nunca carregue a bateria acima de 90% e nem deixe-a descarregar por completo. Assim, ela poderá durar mais tempo.

6. Use com moderação

Qualquer aplicativo quando usado ininterruptamente pode aumentar as chances de esquentar o celular. Isso vai desde a câmera até games mais pesados. Por isso, maneire um pouco no uso e faça uma pausa para que o smartphone tenha tempo para se resfriar sozinho.

Fonte: JTNEWS com informações do Portal Giz Br

Comentários