Casa do Hip-Hop encerra 1ª edição do projeto Sustenta com dança e apresentações musicais

O evento foi realizado pela entidade cultural em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Piauí (Secult), através da Lei Aldir Blanc

No último sábado (27/11), a Ocupação Casa do Hip-Hop encerrou a primeira edição do projeto Sustenta que durante 4 dias contou com oficinas de produção e edição de áudio, bate-papo sobre capoeira, apresentações musicais e batalha de break dance.

Foto: Karol GomesCasa do Hip-Hop encerra 1ª edição do Sustenta
Casa do Hip-Hop encerra 1ª edição do Sustenta

O evento foi realizado pela entidade cultural em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Piauí (Secult), através da Lei Aldir Blanc. Aqueles que estiveram presente no último dia do projeto curtiram o som do DJ Ptk e do rapper Narcoliricista que animou a noite junto com as apresentações de B-Boys e B-Girls na batalha de break dance.

Para o rapper Narcoliricista, que cresceu em meio às atividades desenvolvidas pela casa desde 2011, é uma honra se apresentar como rapper na programação do Sustenta.

“Já tenho alguns anos de atividade, venho do break, fui criado na Casa do Hip-Hop e estar somando na programação do Sustenta é uma satisfação imensa, porque desde o início até aqui nós temos trabalhado e evoluído nesta questão artística para trazer um show para o público, algo performático para quem acompanha e gosta do nosso trabalho. Ter a oportunidade de se apresentar aqui na Casa, após esse tempo que a ocupação estava inativa é uma honra imensa. O mais importante de tudo é o lance do resgate da Casa do Hip-Hop e estar fazendo parte desse processo é o mais importante para mim por ser ‘cria’ deste lugar”, declarou o músico e compositor.

A cultura resgata

Há 17 anos, a Casa do Hip-Hop vem realizando ações sociais e culturais em prol da sociedade, oferecendo oportunidades de lazer e educação para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e as afastando da criminalidade. Entre as ações realizadas na ‘casa’ estão: aulas de capoeira, dança e judô.

De acordo com a coordenadora de música do estúdio Quilombo Louco Beats, DJ Laís, que faz parte da organização das ações culturais da Casa do Hip-Hop há 14 anos, o espaço passará por uma reforma na estrutura e após a finalização da obra serão incluídas novas atividades na programação do espaço.

“Faço parte da casa desde 2007, a casa já tem mais de 15 anos, muita gente já passou por aqui e muitas estão chegando para construir esse novo momento. Oferecemos capoeira, dança, estúdio de áudio, judô e também o pátio que fica aberto para a comunidade, para a galera das escolas quando querem fazer gincanas. Todas as atividades são gratuitas. Vamos passar por uma reforma nesta semana que vai durar 2 meses, após a reforma vamos estar abrangendo para a comunidade novas oficinas como aulas de DJ, tranças e estúdio de vídeo”, destacou.

Foto: Karol GomesTodas as atividades realizadas no local são completamente gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia
Todas as atividades realizadas no local são completamente gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia

Segundo o mestre de capoeira Leônidas Ferreira, mais conhecido como Boquinha, para muitos a Casa do Hip-Hop é o primeiro contato com a cultura. As aulas de capoeira são ministradas de segunda a quarta-feira das 19h às 21h. Todas as atividades realizadas no local são completamente gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

“Para muitos é o primeiro contato de fato com a cultura e em especial a cultura afro-brasileira, bem com a oferta de esporte e desporto onde muitos não têm acesso. Mas o principal é levar o despertar pelo conhecimento da sua história e as consequências delas, nos dias de hoje, mostrando a capoeira como uma ferramenta de despertar e transformar vidas. Como mestre, estou devolvendo um pouco do que a capoeira me deu” declarou o capoeirista.

Fonte: JTNEWS

Comentários