Brasil aplicará 3ª dose de vacina contra covid-19 a partir de 15 de setembro
Idosos com mais de 80 anos e pessoas imunossuprimidas serão contemplados.O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que a 3ª dose da vacina contra o coronavírus começa a ser aplicada a partir de 15 de setembro. Idosos com mais de 80 anos e pessoas imunossuprimidas, como aqueles que realizaram transplantes recentemente ou com câncer serão contemplados.

O reforço foi anunciado por Queiroga na terça-feira (24) depois de uma reunião do ministro com técnicos da área e com representantes da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).

Entre os possíveis motivos para o fenômeno está a perda de efetividade das vacinas aplicadas há mais tempo e a chegada da variante delta ao Brasil. A delta é mais transmissível do que as outras cepas do coronavírus.
Segundo Queiroga, o início da aplicação do reforço ficou para 15 de setembro porque, pelos cálculos do ministério, nesta data todos os adultos terão tomado a 1ª dose. O ministro afirmou que a decisão de iniciar o reforço considerou o andamento da campanha de vacinação e a aplicação da 2ª dose, que não deve ser afetada. “Não tinha sentido eu avançar no reforço, se não tivesse a D2 [2ª dose] assegurada, então a D2 seguirá”, disse ele. O anúncio é uma mudança no que foi dito pelo ministro na última quinta-feira (19/08). Na ocasião, Queiroga afirmou que a dose de reforço das vacinas contra a covid-19, só começaria a ser administrada depois que a população estivesse vacinada com as duas doses de imunizantes.
INTERVALO ENTRE DOSES
O ministro comentou ainda sobre a redução do intervalo entre a 1ª e a 2ª doses das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca. Segundo ele, o intervalo deve diminuir das 12 semanas utilizadas atualmente para 8 semanas, como já ocorre em outros países.
“Temos uma quantidade boa de doses da Pfizer, da AstraZeneca também temos doses suficientes”, afirmou.
Queiroga disse, no entanto, que o intervalo entre as doses da AstraZeneca pode ser mantido em 12 semanas caso haja algum problema no fornecimento de IFA (insumo farmacêutico ativo) usado para produzir o imunizante. O IFA desta vacina é importado da China.
Fonte: JTNEWS com informações do poder 360°
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Policiais civis cobram voz no Pacto pela Ordem e denunciam exclusão do governo do Piauí
-
Segurança Pública Polícia prende suspeito de matar homem a pedradas no Sul do Piauí
-
Geral Acidente com micro-ônibus de romeiros deixa um morto e vários feridos na BR 407 em Jaicós
-
Política Sílvio Mendes extingue Gabinete Militar e transfere funções para Secretaria de Segurança
-
Política Gracinha Mão Santa acusa atual prefeito de Parnaíba de traição: “Foi uma traição vil, rasteira”
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Piauí TCE-PI suspende concorrência pública em Pimenteiras por irregularidades em edital
-
Piauí Prefeitura de Luzilândia destina mais de R$ 2,5 milhões para combustível enquanto população enfrenta problemas básicos
-
Geral Colisão entre motocicletas mata dois homens e uma criança na cidade de Pio IX
-
Política Licitação de quase R$ 3 milhões para balneário em Baixa Grande do Ribeiro (PI) levanta questionamentos sobre prioridades
-
Geral Estudante baleado no Colégio CPI em Teresina retorna para UTI, diz mãe