Aumento alarmante de casos de dengue no Brasil em 2024
Ministério da Saúde divulga dados preocupantes e destaca ações de prevençãoNesta segunda-feira (12), o Ministério da Saúde revelou que o Brasil enfrenta uma grave situação de saúde pública, com mais de 500 mil casos prováveis de dengue em 2024, resultando em 75 mortes relacionadas à doença. Minas Gerais lidera as estatísticas, registrando aproximadamente 171 mil casos, seguido por São Paulo (83.651) e Distrito Federal (64.403). Mesmo com a redução de casos em alguns estados, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí reforça a importância da prevenção.

No último boletim epidemiológico divulgado em 07 de fevereiro de 2024, o estado do Piauí apresentou uma redução de 17,5% nos casos prováveis de dengue em comparação ao mesmo período de 2023. No entanto, a Sesapi alerta para a necessidade contínua de precauções.
Medidas Preventivas:
1. Vasos de Planta:
- Enchê-los com areia até a borda dos pratinhos para evitar acúmulo de água.
- Lavar semanalmente com sabão e escova.
2. Descarte Correto:
- Eliminar objetos que acumulam água, como latas, garrafas, potes e pneus.
3. Limpeza de Calhas e Caixas-d'água:
- Manter calhas desobstruídas e caixas-d'água tampadas.
4. Armazenagem de Garrafas:
- Armazenar com tampa ou viradas de boca para baixo.
O aumento significativo de casos de dengue requer uma ação urgente da população e dos gestores municipais. A Sesapi planeja divulgar o próximo boletim epidemiológico em 14 de fevereiro, reforçando a importância da vigilância e da implementação de medidas preventivas para combater o Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Governo do Piauí fecha contrato de mais de R$ 1 milhão para manutenção de estrada vicinal em Vera Mendes
-
Justiça Justiça mantém sentença que garante recomposição salarial a servidor público do Piauí
-
Segurança Pública Polícia Militar prende homem suspeito de tráfico de drogas em Floriano (PI)
-
Segurança Pública Motociclista morre após colidir com caminhão na BR 343 em Angical do Piauí
-
Segurança Pública Homem que assassinou ex-namorada em Beneditinos (PI) usou arma de policial
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de Castelo do Piauí tem contas reprovadas e é multado por irregularidades em licitação de kits pedagógicos
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Segurança Pública Corregedor-geral adjunto da Polícia Militar do Piauí é denunciado por importunação sexual pelo Ministério Público
-
Política Fiscalização aponta falhas graves e atraso na entrega de remédios em Redenção do Gurgueia (PI)
-
Segurança Pública Caçada a assassino de delegado entra no segundo dia em área de matagal em Timon (MA)