Auditoria do TCU quer que Bolsonaro devolva joias no prazo de 15 dias
Área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) sugere que Bolsonaro devolva todos os itens do seu acervo documental privado.Técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) propõem que Jair Bolsonaro (PL) restitua, obrigatoriamente, em até 15 dias, joias e presentes incorporados irregularmente ao seu acervo pessoal nos últimos quatro anos. A análise dos técnicos, revelada por Bela Megale no jornal O Globo nesta segunda-feira (04/12), diverge da argumentação dos advogados do ex-presidente.

A auditoria sugere que Bolsonaro entregue à Presidência da República todos os itens de seu acervo documental privado, bem como os presentes recebidos não registrados no Sistema InfoAP.
Contrariando a defesa do ex-presidente, a área técnica afirma que joias, armas e obras de arte não podem ser considerados itens pessoais, apontando a irregularidade como desvio de bens da União.
O parecer destaca a possibilidade de Bolsonaro ter cometido peculato ao apropriar-se dos bens.
Recomendação do TCU
Recomenda-se que as joias sob custódia da Caixa Econômica retornem a Bolsonaro, para que ele entregue diretamente as peças à Presidência da República, cabendo ao Planalto avaliar e oficialmente incorporar os itens ao acervo público.
Quanto às armas, os técnicos sugerem que a Polícia Federal entregue diretamente à Presidência a pistola e o fuzil recebidos nos Emirados Árabes Unidos.
Apesar das orientações, o parecer ainda não é definitivo e aguarda decisão dos ministros do TCU em julgamento, sem data definida.
Fonte: JTNEWS com informações do Metrópoles
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Prefeitura de Simões (PI) firma contrato de R$ 1,6 milhão para reforma de escola municipal com prazo de seis meses
-
Justiça Tribunal de Justiça do Piauí garante indenização a vítima de fraude bancária
-
Segurança Pública Idosa morre atropelada por ônibus na cidade de Picos (PI)
-
Segurança Pública Caos toma conta do sistema penitenciário piauiense: detento é encontrado morto em cela
-
Geral Família de Alice Brasil agradece equipe do Samu de Teresina após tragédia no Colégio CEV
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde Secretário de Saúde contratou "Caminho de Damasco" por mais de R$ 1,5 bi para gerenciar a saúde em Picos por 5 anos
-
Justiça Justiça determina: advogado Marcus Vinicius Nogueira sentará no banco dos réus, no Tribunal do Júri de Teresina
-
Segurança Pública Estudante é assassinado dentro de escola na zona sul de Teresina
-
Segurança Pública Acusados de envolvimento na morte de estudante dentro de escola são presos em Teresina
-
Segurança Pública Homem é morto a facadas durante briga com irmão no Litoral do Piauí