Assistência ambulatorial materno-infantil será ofertada na Nova Maternidade a partir de segunda (18)

Com uma capacidade média de 6 mil atendimentos por mês, o ambulatório da Evangelina Rosa atende gestantes e crianças de 0 a 2 anos de alto risco.

A partir de segunda-feira (18 ), a assistência ambulatorial integral às mães e bebês de alto risco será totalmente oferecida na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, que iniciou as operações em agosto. Após três décadas dedicadas ao serviço de saúde, o Instituto de Perinatologia Social (IPS), da Maternidade Dona Evangelina Rosa, fecha oficialmente suas portas, nesta sexta-feira (15).

Foto: Governo do PiauíProfissional da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, inaugurada em agosto de 2023.
Atendimento registrado na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, inaugurada em agosto de 2023.

Com uma capacidade média de 6 mil atendimentos por mês, o ambulatório da Nova Maternidade atende gestantes e crianças de 0 a 2 anos, de alto risco, estratificadas na rede de Atenção Primária de Saúde. A maternidade é administrada pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Os atendimentos são realizados de maneira interdisciplinar por uma equipe multiprofissional, formada por profissionais da medicina, enfermagem, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, técnico em enfermagem e terapia ocupacional.

Exames como ultrassonografias, cardiotocografia e eletrocardiograma são oferecidos na unidade de saúde, além de consultas com as seguintes especialidades: cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, hematologia, neurologia, neuropediatria, neurocirurgia, pneumopediatria, cardiopediatria e gastropediatria.

Por meio do atendimento multiprofissional e interdisciplinar, focado no cuidado ao paciente, as consultas são oferecidas no mesmo dia e turno em que a gestante e/ou criança comparecem ao serviço.

Serviço ambulatorial

O serviço ambulatorial da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa funciona de segunda a sexta-feira, em três turnos: das 7h às 11h, das 11h às 15h e das 15h às 19h. Após os atendimentos, os profissionais que fazem parte do circuito se reúnem e constroem um plano de cuidados que é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde da paciente atendida.

“Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade capaz de reduzir o risco das gestantes e crianças, resultando na diminuição de internações por complicações na gravidez, parto e nascimento, além de reduzir os indicadores de mortalidade materna e infantil no estado”, ressalta o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

As pacientes atendidas são agendados por meio da regulação dos municípios de origem. Após os atendimentos e encaminhamentos médicos, a equipe da recepção agiliza marcações e agendamentos futuros. Todos os atendimentos são informatizados e utilizam prontuário eletrônico da paciente, inclusive os resultados dos exames de imagem e laboratoriais realizados, que são disponibilizados online para as pacientes.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários