Após vereadora Sarapatinhas propor fim das carroças, profissionais voltam a protestar em Teresina (PI)
A proposta prevê que o profissional que descumprir a nova regra terá o veículo apreendido. Já o animal será levado para o Centro de ZoonosesNa manhã desta terça-feira (06/09), carroceiros realizam protesto contra o Projeto de Lei que institui o programa de Redução Gradativa dos Veículos de Tração Animal com a inserção social dos condutores no mercado de trabalho, na Avenida Marechal Castelo Branco, zona Centro/Norte da capital. A matéria já está tramitando nas comissões e deve ser lida em plenário nesta terça.

A proposta proíbe o uso de animais para tração em Teresina e determina que a Secretaria de Meio Ambiente (Seman) e o Centro de Zoonoses realizem um cadastro para reinserir os chamados carroceiros em outras profissões vigentes na cidade. O projeto da vereadora Thanandra Sarapatinhas também regulamenta diversos outros mecanismos deste seguimento.
“Minha ideia é criar um programa de “Redução Gradativa das Carroças” para libertar os cavalos e burros e inserir os carroceiros em outras profissões. Será aos poucos, inclusive, com um cadastro e com a doação de “Cavalos de Latas” para aqueles que quiserem”, disse a vereadora.
O PL estabelece ainda que a Prefeitura de Teresina faça a doação de bicicleta de carga ou qualquer outro veículo similar acoplado a uma caçamba de baixo custo e de simples manutenção para os carroceiros cadastrados. O prazo para o direcionamento dos condutores e à inserção no mercado de trabalho é de um ano.
“Após transcorridos os prazos e cumprido todos os termos, fica terminantemente proibida a circulação de Veículos de Tração Animal em urbana no município de Teresina”, estabelece o parágrafo V do Artigo segundo da lei.
A lei ainda prevê que o profissional que descumprir a nova regra terá o veículo apreendido. Já o animal será levado para o Centro de Zoonoses e, se não for restituído em 30 dias, será doado para instituições que fazem o uso de equoterapia para Pessoas Com Deficiência (PCDs).
Thanandra Sarapatinhas, que tem como bandeira a proteção e bem-estar dos animais, já havia protocolado na Câmara um projeto de lei para dar fim ao uso de animais para puxar carroças. A matéria, no entanto, foi arquivada a pedido da própria parlamentar, após a realização de um protesto pela categoria.
Na argumentação social, a parlamentar citou diversos problemas de origem social que causam sofrimento tanto aos animais, que são sujeitos à exploração, quanto aos carroceiros, que convivem com condições precárias de trabalho, insalubridade, alto risco de acidentes de trânsito.
“Em pleno século XXI é inaceitável puxar e escravizar esses animais, passar um dia levando chicotada, não tem uma alimentação boa, na hora que mais precisa que adoece são simplesmente descartados, jogados fora. Se não for uma protetora ou uma pessoa de bom coração eles morrem lá amingua. Então esse projeto visa acabar com esse sofrimento e também das pessoas que dependem desses animais”, pontuou Thanandra Sarapatinhas em suas redes sociais.
Protestos
Em setembro de 2021, carroceiros realizaram um protesto em frente à Câmara Municipal de Teresina, contra a proposta da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota), que propôs um auxílio mensal no valor de R$ 300 para que os carroceiros não trabalhassem no fim de semana com o objetivo de dar descanso aos animais.
Os manifestantes bloquearam o tráfego da avenida Marechal Castelo Branco colocando galhos de árvores no meio da pista e atearam fogo e colocaram as carroças na avenida para impedir a passagem de veículos. A vereadora saiu na defesa da proposta e do valor sugerido como pagamento do auxílio a fim de dar o descanso devido aos animais durante os finais de semana.

Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes Escalação: Corinthians terá desfalques para enfrentar o Fluminense; veja relacionados
-
Esportes Flamengo investe R$ 5 milhões em máquinas que Real Madrid utiliza para melhorar performance de atletas
-
Justiça Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados
-
Esportes Campeonato Brasileiro retorna neste sábado (13/9). Veja lista de jogos
-
Esportes Filipe Luís recusa proposta do Fenerbahçe por continuidade do projeto no Flamengo
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Geral Homem morre após grave acidente de moto na cidade de Beneditinos (PI)
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada