Após mortes, PF vai investigar origem de metanol em bebidas
Até o momento, São Paulo registrou três mortes em decorrência da ingestão de bebidas contendo a substância tóxica. PF abriu inquérito.O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para investigar a procedência e a rede de distribuição de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. A mobilização nacional foi anunciada nessa terça-feira (30/9), após o registro de 10 casos de intoxicação em São Paulo, com três mortes confirmadas.

A PF vai apurar a participação de facções criminosas na adulteração das bebidas e se há casos fora de São Paulo. “Objetivo é verificar a procedência dessa droga e a rede possível de distribuição, que, ao que tudo indica, transcende os limites de um estado”, disse Lewandowski.
Além de Lewandowski, participam da coletiva o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
“A ação da entrada da PF é por suspeitas que há uma relação com a organização criminosa relacionada com isso, e o impacto é nacional”, explicou Padilha.
Andrei Rodrigues detalhou a possibilidade de ligação do crime organizado com a adulteração de bebidas com metanol:
“Dentro das razões [para a investigação da PF], a possível conexão com investigações recentes que fizemos, especialmente no Paraná, que se conectou com outras duas em São Paulo, em razão de toda a cadeia de combustível. Uma parte disso passa pela importação de metanol pelo [Porto de] Paranaguá. Portanto, a necessidade de entrarmos nesse caso por essas razões. A investigação dirá se há conexão com o crime organizado”.
Os casos
Até o momento, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou três mortes no estado de São Paulo em decorrência da ingestão de bebidas contendo a substância, altamente inflamável e tóxica à saúde humana.
As vítimas são:
Homem de 45 anos, morador de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo;
Homem de 48 anos, morador de Itu, faleceu em São Bernardo do Campo;
Homem de 54 anos, morador da capital paulista.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou outros 13 casos suspeitos de intoxicação pela substância, dos quais cinco estão em investigação, cinco receberam alta e três pacientes permanecem internados. Já o Centro De Vigilância Sanitária Estadual (CVS) confirmou seis casos e investiga, ao todo, 10 casos no estado de São Paulo.
Diferentemente de outras contaminações por metanol, desta vez a intoxicação se deu em “cenas sociais de consumo alcoólico”, segundo a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad).
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), de Campinas, no interior paulista, já havia registrado, nos últimos dois anos, casos de intoxicação da substância pelo uso deliberado de combustível por moradores de rua. Agora, trata-se de consumo de bebida adulterada.
Duas delegacias da Polícia Civil investigam casos envolvendo o consumo de bebida adulterada. O 2º Distrito Policial de São Bernardo do Campo investiga a morte que ocorreu no município. Já o 48º Distrito Policial, de Cidade Dutra, na zona sul da capital paulista, instaurou inquérito para investigar outro caso suspeito. Nesse caso, segundo a SSP, não houve morte.
Fonte: JTNEWS com informações do Metrópoles
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça condena Latam a pagar indenização após passageira passar noite em saguão por falha em voo
-
Geral Lula se reúne com papa Leão XIV no Vaticano e destaca combate à fome e desigualdade
-
Segurança Pública Bandido morre em troca de tiros após tentar roubar fazenda no Sul do Piauí
-
Política Gestão da frota em Isaías Coelho (PI) acumula R$ 3,5 milhões em gastos sem comprovação; prefeito é multado
-
Segurança Pública Polícia fecha baile de reggae comandado por membro do Bonde dos 40 na Vila Dagmar Mazza
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral A criança que deixei na estrada
-
Justiça Justiça condena banco por descontos indevidos em benefício de idoso em Parnaíba
-
Segurança Pública Acusado de aplicar golpe do falso advogado no Maranhão é preso em Teresina
-
Geral Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF dias após entregar cargo a Fachin
-
Política Ronaldo Caiado debocha de Ciro Nogueira como possível vice de Tarcísio: “é vergonhoso”