Anvisa proíbe o suplemento alimentar Soninho Perfeito Melatonina Kids

A melatonina não é autorizada para uso em suplementos alimentares destinados a crianças e adolescentes.

AAnvisa proibiu a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e o uso do suplemento alimentar Soninho Perfeito Melatonina Kids, fabricado pela empresa M.R. Oemed Indústria Farmacêutica Ltda, além de determinar o seu recolhimento do mercado.

Foto: Reprodução / InstagramSuplemento Soninho Perfeito Melatonina Kids, proibido pela Anvisa.
Suplemento Soninho Perfeito Melatonina Kids, proibido pela Anvisa.

A proibição foi publicada no último dia 23 de agosto, por meio da Resolução - RE 3.148.

A medida foi adotada porque a melatonina não é autorizada para uso em suplementos alimentares destinados a crianças e adolescentes, e não há segurança de uso comprovada junto à Anvisa para essas faixas etárias.

A melatonina também não possui autorização para gestantes e mulheres que amamentam (lactantes), e só é aprovada em suplementos destinados para adultos acima de 19 anos, na concentração de 0,21 mg por dia, e sem alegações de uso.

Propaganda irregular

Também foi verificada na internet a divulgação irregular do produto Soninho Perfeito Melatonina Kids, com alegações terapêuticas relacionadas a sono, ansiedade, compulsão alimentar, irritabilidade noturna, inflamação, suplementação para transtorno do espectro autista, câncer etc. Nenhuma dessas alegações é aprovada pela Anvisa, tratando-se, portanto, de propaganda irregular.

A Agência alerta que não há aprovação de qualquer indicação para sono, humor, concentração, entre outras, para suplementos alimentares à base de melatonina. Qualquer propaganda ou rótulo que traga esse tipo de alegação está irregular, de acordo com a legislação sanitária brasileira. 

Para consultar os produtos irregulares que foram objeto de medidas preventivas de fiscalização adotadas pela Anvisa, clique aqui. 

Fonte: JTNEWS com informações da Anvisa

Comentários