Anvisa Comemora 25 Anos da Política de Genéricos no Brasil
Implementada em 1999, a iniciativa que introduziu opções de medicamentos a preços mais acessíveis teve um papel fundamental na transformação do cenário farmacêuticoAo atingir o marco de 25 anos desde a implementação da Política de Genéricos no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) celebra uma iniciativa que não apenas revolucionou a saúde pública, mas também teve impactos significativos na economia nacional. A política, estabelecida em 1999, não só assegurou a qualidade, eficácia e segurança dos medicamentos genéricos, mas também democratizou o acesso a tratamentos essenciais, fortaleceu a cadeia de saúde e impulsionou a indústria farmacêutica.

A entrada em vigor da Lei nº 9.787, em 10 de fevereiro de 1999, inaugurou uma nova era na saúde pública brasileira, promovendo uma cadeia de fornecimento de medicamentos de alta qualidade por meio da competição no mercado farmacêutico. Essa abordagem reduziu a dependência de produtos exclusivos, mitigando os riscos de desabastecimento e consolidando a confiança em medicamentos genéricos, que representam uma economia significativa para usuários e para o sistema de saúde.
A política não apenas promoveu a acessibilidade, oferecendo preços até 35% mais baixos em comparação aos medicamentos de referência, mas também impulsionou a indústria farmacêutica local. Em 2022, a Anvisa registrou 3.894 medicamentos genéricos, demonstrando um compromisso contínuo com a saúde da população.
Os genéricos, que representaram 40,9% do volume total de vendas de medicamentos em 2022, lideram a diversidade terapêutica disponível aos brasileiros. A conciliação entre a geração de economia e a manutenção do padrão de qualidade direcionou eficientemente recursos no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o alcance e diversidade terapêutica disponível aos cidadãos brasileiros.
Fonte: JTNEWS com informações da Agencia Gov
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Prefeitura sanciona projeto que autoriza empresas nomearem espaços públicos em Teresina
-
Justiça Equatorial Piauí paga R$ 8 mil de dano moral por demora em instalação de energia
-
Justiça Justiça do Piauí condena construtora Ômega a devolver mais de R$ 36 mil a consumidora por atraso em entrega de imóvel
-
Política Julgamento de Bolsonaro no STF entra em semana decisiva. Entenda
-
Segurança Pública Estudante de Direito e músico presos em Teresina por receptação são soltos pela Justiça
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública DHPP prende acusado de perseguir e matar jovem em metalúrgica no bairro Gurupi
-
Justiça Diretor do Hospital São Marcos pode fazer acordo para evitar condenação em processo por desvio de milhões de reais
-
Segurança Pública Polícia Civil prende acusado de matar prima estrangulada na zona sul de Teresina
-
Geral Palestra destaca os impactos do álcool e outras drogas na amamentação
-
Geral Construtora Rivello é condenada a pagar indenização após negar devolução de taxas a compradora em Teresina