Aneel autoriza mais oito usinas eólicas no Piauí

Todas os empreendimentos irão funcionar no município de Dom Inocêncio

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o funcionamento de mais oito usinas eólicas no município de Dom Inocêncio, onde está localizado o maior parque de energia eólica em operação na América Latina.  As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) do dia 19 de junho de 2023.

Foto: Reprodução/ Portal Saiba MaisUsina Eólica no Piauí
Usina Eólica no Piauí

Foram autorizadas usinas para a empresa Oitis Energia Renovável. Cada uma das usinas tem capacidade de gerar 5.500 KW.

No dia 15 de junho, a Aneel já havia autorizado o funcionamento de outra usina de energia eólica também em Dom Inocêncio, mas para a empresa Enel Green Power Ventos de São Roque, com capacidade de gerar 5.700 KW. No mês de maio, a Aneel havia liberado 12 novas usinas.

Em 2022, o Piauí foi o estado brasileiro que mais apresentou crescimento na geração de energia eólica do país, com um aumento de 24,85% a mais do que havia produzido em 2021. É o que aponta o levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), divulgado no início deste mês.

Além disso, o Piauí teve um desempenho superior ao crescimento da geração desse tipo de energia no país. De acordo com o levantamento da CCEE, a geração de energia eólica no Brasil cresceu 12,6% no comparativo anual, contra os 24,85% do Piauí. Isto é, o crescimento da geração eólica no Piauí foi o dobro da nacional.

O Piauí ainda foi o segundo estado com maior crescimento na geração de energias renováveis no Brasil. Entre 2021 e 2022, o estado teve um crescimento de 25,7%. O Piauí perdeu apenas para Minas Gerais, que teve um crescimento de 26,9% na geração de energias limpas.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo Piauí

Comentários