Academia Piauiense de Letras solicita imediata suspensão de contrato com a Prefeitura de Teresina

A APL classificou como “estranheza” a compra pelo alto valor disponibilizado pela Semec para aquisição do material e solicitou a suspensão do pagamento até que o fato seja esclarecido

Nessa segunda-feira (10/01), a Academia Piauiense de Letras (APL) protocolou um pedido de imediata suspensão do processo de compra de 100 mil exemplares do livro “Teresina Educativa” por mais de R$ 6,5 milhões pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina, processo este que foi mais uma vez alvo de denúncia realizada junto ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). 

Foto: Divulgação/APLAcademia Piauiense de Letras
Academia Piauiense de Letras

A APL classificou como “estranheza” a compra dos volumes pelo alto valor disponibilizado pela Semec para aquisição do material e solicitou a suspensão do pagamento até que o fato seja esclarecido, afim de evitar eventuais lesões e danos irreparáveis à educação e à cultura de Teresina. 

Ao JTNEWS, o presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares destacou que a APL segue em defesa da literatura e da cultura no Piauí, e busca apenas esclarecimentos. Ainda de acordo com o presidente, os órgãos de controles estão cientes e investigando o caso. 

Foto: Reprodução/Rede Piauí de NotíciasJornalista e escritor Zózimo Tavares presidente da APL
Jornalista e escritor Zózimo Tavares presidente da APL

"A Academia está simplesmente tentando cumprir, mais uma vez, o seu papel institucional em defesa da literatura e da cultura piauienses.

Como é possível ser tão difícil, tão penoso e até impossível a aquisição de um livro de um autor piauiense e, ao mesmo tempo, tão fácil uma compra milionária de uma obra completamente desconhecida do meio educacional, cultural e intelectual do Piauí? E isto que estamos querendo saber. Não estamos acusando ninguém. Estamos atrás de esclarecimentos. O papel de julgar o que está certo ou errado na condução do processo não é da Academia, mas dos órgãos de controle, que já estão acompanhando o caso", pontuou. 

A Academia lamentou ainda que enviou uma coleção de 20 livros para uma avaliação técnica da Semec em agosto do ano passado, mas até o momento não recebeu retorno sobre a adoção das obras no ensino municipal, e que outros livros de autores piauienses aguardam resposta desde o início de 2021. 

JTNEWS  entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.

Ofício encaminhado ao conselheiro Kleber Eulálio pela APL:

Foto: ReproduçãoOfício
Ofício

Fonte: JTNEWS

Comentários