A Vaidade é Defeito? por Brandão de Carvalho
A vaidade embora vista como uma qualidade negativa deve ser analisada com alguns abrandamentos na contextualização da vida humanaNossa reflexão de hoje (2/2), nestes dias pandêmicos, será uma reflexão sobre a vaidade, tida pela Igreja e os cânones bíblicos como um dos pecados capitais.
A vaidade embora vista como uma qualidade negativa deve ser analisada com alguns abrandamentos na contextualização da vida humana. Realmente temos a vaidade fruto da mesquinhez do espírito, que submerge em alguns quando o poder lhe "sobe à cabeça" ou quando o dinheiro arranca de si a humildade [não subserviência] que todos nós temos que compartilhar com nossos semelhantes.
Essa vaidade que emerge das conquistas terrenas, pelo poder, pelo dinheiro, portanto, pela ascensão social, é pura fatuidade, frivolidade, insignificância espiritual que grassa infelizmente na grande maioria das pessoas, principalmente entre aquelas que conseguiram alavancar num nível social superior, levando consigo as marcas do sofrimento, das angústias, das revoltas, e se tornam cúmplices da própria mediocridade.
Geralmente aqueles que nascem em "berço de ouro", como se diz comumente, não têm consigo essas marcas, porque nunca tiveram essas experiências que pudessem se contrapor nessa dicotomia do “antes” e do “depois”.
Na outra face da moeda temos a vaidade com sentido mais leve, sem a profusão de um conteúdo profundamente negativo, que seria o cuidado exagerado com aparência física, com o objetivo da admiração, do elogio de terceiros.
Esse tipo de vaidade é próprio nas mulheres, no trato de sua elegância no corpo, na vestimenta, o que chamamos na expressão nova de "ubersexual", referente a um comportamento vaidoso, moderno, sofisticado, com muito estilo, entretanto não é um privilégio apenas femininino, em absoluto.
O ubersexual é aquele indivíduo que cuida de sua aparência, gosta de se destacar, gosta de aparecer. Neste caso específico, o conceito de vaidade se torna leve, sem maledicência, sem o aspecto pecaminoso que o termo se converte.
A vaidade da mulher em modular seu cabelo, vestir-se na moda, aplicar técnicas para manter a juventude, e de igual modo o homem para tornar-se mais atrativo ao sexo oposto, é uma vaidade sadia, que preenche os desejos da alma, para se compor de forma mais bela no estamento social que integra. Daí a expressão "mulher vaidosa", "homem vaidoso".
*Brandão de Carvalho é escritor, membro da Academia Piauiense de Letras Jurídicas e desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Economia
Salário mínimo terá quarto aumento real seguido, depois de superar fase 'menor abandonado'
-
Segurança Pública
DHPP prende três empresários acusados de homicídio no Centro de Teresina
-
Segurança Pública
Prefeito de Geminiano é acusado de agredir e manter homem em cárcere privado
-
Justiça
Bolsonaro: defesa define data para enviar novo pedido de cirurgia
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Esportes
Projeto Social Jiu-jitsu e Cidadania cresce na região e impacta mais de 90 alunos com esporte, disciplina e inclusão