A Vaidade é Defeito? por Brandão de Carvalho
A vaidade embora vista como uma qualidade negativa deve ser analisada com alguns abrandamentos na contextualização da vida humanaNossa reflexão de hoje (2/2), nestes dias pandêmicos, será uma reflexão sobre a vaidade, tida pela Igreja e os cânones bíblicos como um dos pecados capitais.

A vaidade embora vista como uma qualidade negativa deve ser analisada com alguns abrandamentos na contextualização da vida humana. Realmente temos a vaidade fruto da mesquinhez do espírito, que submerge em alguns quando o poder lhe "sobe à cabeça" ou quando o dinheiro arranca de si a humildade [não subserviência] que todos nós temos que compartilhar com nossos semelhantes.
Essa vaidade que emerge das conquistas terrenas, pelo poder, pelo dinheiro, portanto, pela ascensão social, é pura fatuidade, frivolidade, insignificância espiritual que grassa infelizmente na grande maioria das pessoas, principalmente entre aquelas que conseguiram alavancar num nível social superior, levando consigo as marcas do sofrimento, das angústias, das revoltas, e se tornam cúmplices da própria mediocridade.
Geralmente aqueles que nascem em "berço de ouro", como se diz comumente, não têm consigo essas marcas, porque nunca tiveram essas experiências que pudessem se contrapor nessa dicotomia do “antes” e do “depois”.
Na outra face da moeda temos a vaidade com sentido mais leve, sem a profusão de um conteúdo profundamente negativo, que seria o cuidado exagerado com aparência física, com o objetivo da admiração, do elogio de terceiros.
Esse tipo de vaidade é próprio nas mulheres, no trato de sua elegância no corpo, na vestimenta, o que chamamos na expressão nova de "ubersexual", referente a um comportamento vaidoso, moderno, sofisticado, com muito estilo, entretanto não é um privilégio apenas femininino, em absoluto.
O ubersexual é aquele indivíduo que cuida de sua aparência, gosta de se destacar, gosta de aparecer. Neste caso específico, o conceito de vaidade se torna leve, sem maledicência, sem o aspecto pecaminoso que o termo se converte.
A vaidade da mulher em modular seu cabelo, vestir-se na moda, aplicar técnicas para manter a juventude, e de igual modo o homem para tornar-se mais atrativo ao sexo oposto, é uma vaidade sadia, que preenche os desejos da alma, para se compor de forma mais bela no estamento social que integra. Daí a expressão "mulher vaidosa", "homem vaidoso".
*Brandão de Carvalho é escritor, membro da Academia Piauiense de Letras Jurídicas e desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Governo do Piauí realiza aditivo de R$ 2,2 milhões com empresa de locação de veículos
-
Segurança Pública Justiça concede liberdade provisória a acusado de homicídio em acidente de trânsito no Sul do Piauí
-
Justiça Prefeitura de Flores do Piauí é alvo de quatro decisões do TCE por falhas em transporte escolar e compra de medicamentos
-
Geral Caminhoneiro fica ferido após carreta tombar e pegar fogo no Sul do Piauí
-
Segurança Pública Acusados de envolvimento na morte de estudante dentro de escola são presos em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde Secretário de Saúde contratou "Caminho de Damasco" por mais de R$ 1,5 bi para gerenciar a saúde em Picos por 5 anos
-
Justiça Justiça determina: advogado Marcus Vinicius Nogueira sentará no banco dos réus, no Tribunal do Júri de Teresina
-
Geral Casal vai ao colégio para cancelar matrícula de Alice e transferir irmão após tragédia no CEV
-
Segurança Pública Estudante é assassinado dentro de escola na zona sul de Teresina
-
Segurança Pública Acusados de envolvimento na morte de estudante dentro de escola são presos em Teresina