19 de abril, dia dos Povos Indígenas: entenda a data
A data foi instituída no Estado Novo, período do governo de Getúlio Vargas com o intuito de celebrar a diversidade étnica e cultural do paísO Brasil é um país extremamente miscigenado formado por várias etnias, culturas entre outras diferenças que enriquecem o país. Entre essas várias culturas estão os povos originários responsáveis por formarem uma das características mais marcantes do povo brasileiro que é o hábito de tomar vários banhos durante o dia.
Essa data foi instituída durante o governo do Estado Novo, de Getúlio Vargas em 1943 com a alcunha de Dia do Índio com forte influência do indigesnista brasileiro Marechal Rondon e também tem relação com o Congresso indigesnista Interamericano, realizado em 1940 no México.
Esse dia tem como principal objetivo hoje celebrar a diversidade cultural, étnica e combater os preconceitos que essa população enfrenta para serem reconhcidos como filhos desta terra, e também estabelecer políticas públicas que garantam direitos desses povos.
A data sofreu modificação na nomeclatura no ano de 2022, de Dia do Índio, passou a ser chamada de Dia dos Povos Indígenas porque o antigo termo não respeitava as diversas etnias existentes no país e englobava todos numa única esfera. Em todo o país a data é marcada por comemorações e conscientização sobre a importância de se conhecer e exaltar a contibuição cultural dos povos originários na formação do Brasil.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Prefeito de Geminiano é acusado de agredir e manter homem em cárcere privado
-
Justiça
Bolsonaro: defesa define data para enviar novo pedido de cirurgia
-
Segurança Pública
Polícia prende suspeito de matar homem durante briga em Bom Princípio do Piauí
-
Geral
Trabalhadores da limpeza paralisam atividades nas zonas sul e sudeste de Teresina
-
Política
Prefeito de Parnaíba (PI) é denunciado por usar evento de Natal para promover a própria imagem
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Esportes
Projeto Social Jiu-jitsu e Cidadania cresce na região e impacta mais de 90 alunos com esporte, disciplina e inclusão
-
Política
TCE-PI analisa suspeita de “grupo econômico oculto” em contratos da Prefeitura de Parnaíba