19 de abril, dia dos Povos Indígenas: entenda a data
A data foi instituída no Estado Novo, período do governo de Getúlio Vargas com o intuito de celebrar a diversidade étnica e cultural do paísO Brasil é um país extremamente miscigenado formado por várias etnias, culturas entre outras diferenças que enriquecem o país. Entre essas várias culturas estão os povos originários responsáveis por formarem uma das características mais marcantes do povo brasileiro que é o hábito de tomar vários banhos durante o dia.

Essa data foi instituída durante o governo do Estado Novo, de Getúlio Vargas em 1943 com a alcunha de Dia do Índio com forte influência do indigesnista brasileiro Marechal Rondon e também tem relação com o Congresso indigesnista Interamericano, realizado em 1940 no México.
Esse dia tem como principal objetivo hoje celebrar a diversidade cultural, étnica e combater os preconceitos que essa população enfrenta para serem reconhcidos como filhos desta terra, e também estabelecer políticas públicas que garantam direitos desses povos.

A data sofreu modificação na nomeclatura no ano de 2022, de Dia do Índio, passou a ser chamada de Dia dos Povos Indígenas porque o antigo termo não respeitava as diversas etnias existentes no país e englobava todos numa única esfera. Em todo o país a data é marcada por comemorações e conscientização sobre a importância de se conhecer e exaltar a contibuição cultural dos povos originários na formação do Brasil.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Desembargador Brandão destaca 23 anos da ALMAPI e reforça compromisso com a cultura jurídica
-
Geral Núcleo de Memória do Judiciário Piauiense define ações para preservar história e cultura local
-
Justiça Rombo de R$ 3 milhões em diárias: Prefeitura de Bom Princípio do Piauí sob investigação
-
Segurança Pública PF deflagra operação contra esquema que desviou R$ 715 mil do Fundeb em Fartura do Piauí
-
Geral Cadeirante é morto com vários tiros dentro de casa em Água Branca
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Adolescente de 17 anos morre após disparo acidental de espingarda em Barras
-
Segurança Pública Cadeirante é presa na Operação DRACO 195 acusada de comandar boca de fumo na Vila Jerusalém
-
Justiça Eletricista é condenado a 26 anos de cadeia por matar ex-mulher em Teresina
-
Segurança Pública Aposentado é morto com golpes de picareta dentro de casa em Teresina; suspeito está foragido
-
Justiça Turma Recursal do Piauí condena Banco Cetelem por fraude em cartão de crédito consignado