Saúde do homem no Brasil: cuidados e atividade física
A população masculina brasileira deve cada vez mais se conscientizar sobre os cuidados com a saúdePouquíssimas vezes divulgado, o Dia Nacional do Homem, que aliás, passou sem muito alarde [15 de julho], tem a importante missão de conscientizar a população masculina sobre os cuidados com sua saúde. Afinal: o homem brasileiro tem tido hábitos saudáveis?
Segundo dados do Ministério da saúde, o homem no Brasil vive 7,3 anos menos do que as mulheres. Além disso, costumam também ter menos acesso aos serviços de saúde, que por consequência pode vir a gerar impactos negativos a sua vida, apresentando uma maior vulnerabilidade às doenças.
Um dos fatores principais que leva a esse comportamento masculino é de origem cultural. Os estereótipos de gêneros, enraizados na nossa sociedade patriarcal, potencializam o que é “ser masculino”.
A condição de fragilidade, geralmente associada à uma doença, talvez seja o fator condicional desta situação, pois o homem brasileiro não reconhece esse aspecto em sua condição biológica. Desta forma, acaba cuidando menos de si, se expondo mais às situações de risco.
Além da ida regular ao médico, a população masculina deve também dar importância a prática de atividade física, visto que segundo o perfil da situação de saúde dos homens no Brasil, as doenças do aparelho circulatório e a obesidade estão contribuindo fortemente para o aumento da taxa de mortalidade dos mesmos.
A atividade física - enquanto promotora da qualidade de vida - é uma importante aliada na redução do ímpeto mórbido das doenças crônicas. Desta forma, deve-se criar uma política ainda maior de conscientização sobre a prática da atividade física voltada ao homem brasileiro.
Em suma: infelizmente, o homem brasileiro “padrão” não tem tido hábitos saudáveis... a cultura antiquada sobre a postura masculina desassociada dos aspectos frágeis da vida, acumulada à uma provável sobrecarga de trabalho e tensões típicas da contemporaneidade, limitam a condição do homem brasileiro a ser saudável. Faz-se imprescindível a conscientização de que a ida regular ao médico, acrescida da prática de hábitos saudáveis, tornaria a população masculina brasileira um pouco mais dentro dos padrões indicados pela OMS.
Portanto, seria importante uma maior divulgação para o Dia Nacional do Homem (que, por sinal, é dia 15 de Julho) dentro destes parâmetros, informando a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde.
Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Confira o que abre e fecha em Teresina nos dias 24 e 25 de dezembro
-
Política
TCE considera inconstitucional decreto que fixou salários do prefeito e vice de Nazária e determina suspensão
-
Geral
Trabalhadores do transporte público encerram greve em Teresina após acordo
-
Geral
A mestra que vendia livros; por Maria das Graças Targino
-
Segurança Pública
Acusado de violência sexual infantil é alvo de operação da PF em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
Cozinhas precárias e falhas nutricionais levam prefeito de Massapê do Piauí a ser multado pelo TCE
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Política
Prefeitura ignora proposta de R$ 171 mil e contrata por R$ 223 mil após prazo de 5 minutos
-
Geral
Comércio de Teresina terá funcionamento especial no domingo (21); confira