Quem tem vergonha de Teresina? Então, por que esconder o que ela tem de melhor?
Dicas de como mostrar ao visitante as belezas locaisUm colega do Rio de Janeiro, professor de arquitetura, esteve recentemente em Teresina a trabalho. Passou dois dias numa faculdade local averiguando o curso de Arquitetura para o Ministério da Educação.

Na noite em que ia embora, finalmente conseguimos nos ver para um jantar. E já fui logo perguntando: - o que achou da bela Teresina? E, para minha surpresa, disse que não viu nada além de um passeio de carro pelo centro da cidade, ciceroneado por uma pessoa da faculdade. Disse que não viu nada de destaque. E eu insisti: - Como assim, e o Theatro 4 de Setembro, construído há 125 anos? E a resposta foi um - Não vi, ninguém me levou lá.
Fiquei chocado. Oras, um visitante que pouco sabe de Teresina, passa por aqui e não recebe uma imersão rápida no que temos de belo para mostrar. Daí então, dei uma rápida aula de valorização do patrimônio arquitetônico, urbanístico e natural da capital piauiense.
Falei do mirante da Ponte Estaiada, que oferece uma visão completa de 360 graus da belíssima cidade circundada pelo verde. Ouso dizer, que o mirante oferece o melhor Skyline (termo dos urbanistas para designar a vista geral) do Brasil.
Falei que era essencial, também, ter dado uma volta de carro pelo projeto Lagoas do Norte, que está recuperando brejos degradados numa região historicamente abandonada pelo poder público.
Recomendei, ainda, o Encontro dos Rios, que acontece em plena área urbana, a apenas 20 minutos de carro do centro da cidade. Bom, é bem verdade que os rios Pinheiros e Tietê também se fundem dentro da cidade de São Paulo. Mas ninguém pensaria em ir até lá ver esse encontro já que os rios paulistas não passam de dois grandes canais de esgoto a céu aberto.
Abri imagens na internet para o colega arquiteto do Rio de Janeiro ver o que perdeu. Eu o deixei frustrado por não ter tido um guia com disposição para mostrar o que Teresina tem de para ser visto.
Por isso, para não deixar outros visitantes assim, com a sensação de que não há nada digno de ser admirado em Teresina, anote aí essas poucas dicas, caro leitor. Mas tem muito mais, como o Museu Arqueológico da UFPI, com o esqueleto de um piauiense que viveu antes de Cristo, o Museu do Piauí, no centro, com um cuidadoso e carinhoso apanhado de nossa história, o Mercado Central, restaurado e com uma pequena galeria no piso superior...
Vamos lá, crie coragem e fale bem de Teresina para quem vem nos visitar. Valorize nossa cidade e o que a faz brilhar.
Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Homem é preso após tentar matar amigo a facadas em Simplício Mendes
-
Geral Dois jovens são assassinados a tiros na cidade de Miguel Alves
-
Geral Homem é sequestrado e executado por faccionados em Timon-MA
-
Geral Prefeitura de Campo Maior pode gastar mais de R$ 675 mil com aluguel de estruturas para eventos
-
Geral Lembranças de viver
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Mulher morre após cair de sacada no piso L2 do shopping Rio Poty, em Teresina
-
Justiça Delegado Samuel Silveira sofre nova derrota após Justiça anular remoção de 15 agentes do Denarc
-
Justiça Justiça de Canto do Buriti condena Banco do Brasil por desconto indevido em aposentadoria
-
Geral Samuel Silveira reage à reportagem do JTNEWS e diz que acusações foram arquivadas
-
Meio Ambiente Prefeitura de Patos do Piauí é alvo de investigação por descarte irregular de resíduos