Rômulo Plácido

Defensor Público Federal, Defensor Público Geral da União-DPU de 2009-2011, bacharelou-se em Direito pela UFPI em 1995. É conselheiro penitenciário do Piauí.
Defensor Público Federal, Defensor Público Geral da União-DPU de 2009-2011, bacharelou-se em Direito pela UFPI em 1995. É conselheiro penitenciário do Piauí.

O gestor inteligente forma equipe

O politiqueiro se junta com parasitas!

Acompanhando a desenvoltura política do Prefeito de Teresina, li recente matéria publicada em portal de notícia em que o Dr. Pessoa iria demitir de sua equipe de Secretários Municipais “os que jogam contra” e, com tal atitude, o gestor municipal espera mudar o cenário político-eleitoral que hoje lhe é mais que desfavorável.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsDr. Pessoa, pré-candidato a prefeito de Teresina (MDB)
Dr. Pessoa: prefeito de Teresina é reconhecido como o pior prefeito que a capital do Piauí já teve.

O estranho é que apenas quando já decorridos quase 75% de sua desastrosa administração o Prefeito Dr. Pessoa tenha atentado para essa lastimável situação.

O que causa maior perplexidade é que o vetusto político nunca tenha se dado conta que os secretários políticos e seus indicados para ocupar cargos na administração municipal não estão lá muito preocupados com a sorte eleitoral do Prefeito, porque os vereadores sabem que as chances de serem secretários municipais novamente ou indicarem apaniguados na gestão seguinte é a mesma seja lá quem for o prefeito eleito em 2024: bastam que saibam a hora certa de aderir ao candidato que entendam ser o vitorioso no próximo pleito.

O que interessa a muitos deles é apenas ganhar estrutura administrativa e financeira que possa pavimentar a própria reeleição desses vereadores e a cacifá-los politicamente para negociar uma adesão estratégica. Os políticos não se apegam a barco que já começa a entrar água e não ficarão nele até o completo afundamento.

O mais correto teria sido o Dr. Pessoa ter colocado, ao menos nos postos chaves da administração municipal, pessoas com reconhecida capacidade técnica e que estivessem estreitamente vinculadas com o sucesso ou insucesso da gestão do atual Prefeito. Esses técnicos capazes estariam com a sua permanência e projeção profissional ancoradas no sucesso da atual gestão municipal e, portanto, seriam ganhadores ou perdedores junto com o Dr. Pessoa.

Esse é o desenho de equipe que procurou fazer o atual Governador do Estado do Piauí Rafael Fonteles e, por isso, o seu prestígio na opinião pública segue sem maiores atropelos.

O principal é a boa gestão e o consequente bom desempenho eleitoral. A maioria dos políticos segue o bom gestor que está com a popularidade em alta porque isso é o que dita a sua longevidade no poder. Ao contrário do que pensa o Dr. Pessoa, não é a população que segue o que ditam os políticos são os políticos que seguem o que dita a população.

Como já dizia Wall Ferraz “a cidade é o povo”!

O presidente Juscelino Kubitschek já tinha o lema “50 anos em 5” e o Dr. Pessoa quer fazer ao contrário do que pregava JK, pois está querendo trocar o que devia ter feito nos 4 anos para fazer em menos de 1 ano que é o que resta para a eleição!!

A receita do fracasso já está pronta! Agora é experimentar o seu resultado no ano que vem!!

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários