Grazi Mantovaneli

Esposa, enfermeira, especialista em UTI e Emergências Pré-Hospitalares e especializando em Pediatria e Neonatologia e artista. Atuou como enfermeira na Atenção Básica e foi tutora em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Amante de artes é aquarelista, ilustradora, desenhista, pintora à óleo, bordadeira e estudante de violoncelo. Aprecia uma boa culinária, se arriscando na cozinha. Proprietária do Dona Corujinha Ateliê (Instagram @donacorujinhaatelie). Recentemente, unindo a paixão por saúde da criança e artes, ilustrou o livro Amamentar: entre o querer e o poder.
Esposa, enfermeira, especialista em UTI e Emergências Pré-Hospitalares e especializando em Pediatria e Neonatologia e artista. Atuou como enfermeira na Atenção Básica e foi tutora em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Amante de artes é aquarelista, ilustradora, desenhista, pintora à óleo, bordadeira e estudante de violoncelo. Aprecia uma boa culinária, se arriscando na cozinha. Proprietária do Dona Corujinha Ateliê (Instagram @donacorujinhaatelie). Recentemente, unindo a paixão por saúde da criança e artes, ilustrou o livro Amamentar: entre o querer e o poder.

Novembro Azul; por Grazi Mantovaneli

Essa é uma matéria para Homem com “H” maiúsculo

Sabia que no Brasil, anualmente:

- Mais de 15 mil homens morrem por câncer de próstata?

- O câncer de pênis ainda causa 1.600 amputações penianas, mesmo sendo tão simples de preveni-lo?

Foto: Graziela Mantovaneli/JTNewsVergonha é não se cuidar
Vergonha é não se cuidar

Onde tudo começou?

Em 1999, na Austrália, um grupo de amigos deixou o bigode crescer para chamar a atenção para a saúde masculina, em conscientização ao câncer de próstata. Eles realizavam diversas ações e o dinheiro arrecadado era doado às instituições de caridade.

O movimento teve tanto sucesso que, em 2004, foi criada a Movember Foundation Charity. Movember é a conexão entre Moustache (bigode) e November (novembro). E assim ficou simbolizada a campanha: um bigode.  

No Brasil, o movimento iniciou em 2011. O Dr. Eric Roger Wroclawski, renomado médico urologista, faleceu em 2009, com câncer de próstata, mas durante seu tratamento, buscou sensibilizar e conscientizar aos homens sobre a importância de se falar sobre esse assunto. Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou a campanha NOVEMBRO AZUL (acrescentando uma fita azul ao bigode), em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.

O dia 17 de novembro foi escolhido como Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Quais são os tipos de câncer que mais ocorrem nos brasileiros?  

Foto: Graziela Mantovaneli/JTNewsOs tipos de câncer que mais ocorrem nos homens
Os tipos de câncer que mais ocorrem nos homens brasileiros

Para que esse texto não fique longo, vamos conversar sobre dois tipos de câncer: de próstata e de pênis.

1) Câncer de próstata

É o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens (atrás, apenas, do câncer de pele não-melanoma).

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula (que só o homem possui) e está localizada abaixo da bexiga e à frente do reto (porção final do intestino grosso). Sua principal função é produzir uma secreção que protege os espermatozoides. 

Qual a idade que mais ocorre?

Raramente ocorre em homens abaixo de 40 anos, mas o risco aumenta rapidamente após os 50 anos. Mas 60% desses cânceres são diagnosticados após os 65 anos. Daí a importância manter o acompanhamento médico.

Quando começar a acompanhar?

Homens sem fator de risco: aos 50 anos

Homens com fator de risco: aos 45 anos

Quais os fatores de Risco?

- Idade acima de 50 anos

- Histórico familiar (pai ou irmão com câncer de próstata)

- Etnia Negra

- Sobrepeso e obesidade

- Tabagismo

- Dieta: consumo de muita carne vermelha e laticínios. Pouco consumo de frutas e vegetais.

- Inflamação da próstata (Prostatite)

- Doenças sexualmente transmissíveis (como a gonorreia e clamídia)

- Mutação genética, especialmente, a BRCA-2 e Síndrome de Lynch

- Exposição ocupacional aos seguintes materiais: arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas.

Quais os sinais e sintomas?

O estágio inicial do câncer de próstata é assintomático, mas o estágio avançado pode apresentar os seguintes sinais:

- Aumento da frequência urinária (Sensação de bexiga sempre cheia)

- Fluxo urinário fraco ou interrompido.

- Vontade de urinar à noite (Nictúria)

- Sangue na urina ou no sêmen

- Disfunção erétil

- Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos (metástase)

- Fraqueza ou dormência nas pernas e/ou pés

- Em casos mais graves: infecção generalizada e/ou insuficiência renal

Esses sintomas também podem indicar outras doenças, dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja investigada e diagnosticada e, se necessário, iniciar o tratamento.

Por que é importante a detecção precoce do câncer de próstata?

Diagnosticar, precocemente, o câncer de próstata é a estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial, pois o sucesso do tratamento muito disso.

Quais os exames para rastrear?

Toque retal

Dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue. 

Por que o toque retal é tão importante?

Foto: Fonte: INCAA localização da próstata
A localização da próstata

Através do exame de toque, o urologista consegue, de maneira muito eficaz, perceber alterações que demorarão a aparecer no exame de sangue (o PSA).  Ele consegue sentir a consistência da próstata, alteração em seu tamanho  e identificar a presença de nódulos (que são sinais sugestivos de câncer).  

Por medo, preconceito ou insegurança, muitos homens deixam de fazer o Toque Retal, não recebendo o diagnóstico correto e em tempo hábil. Só lembrando: quanto mais cedo for o diagnóstico de câncer, maior a chance de cura. 

Falo isso, porque perdi meu avô paterno para um câncer de próstata. Quando ele resolveu se consultar, o câncer já estava bem avançado e não havia muito a ser feito, apenas cuidados paliativos. Meu pai fez diferente, acompanhou a próstata desde os seus 45 anos.

Estatísticas de câncer de próstata no Brasil:

Estimativa de novos casos: 65.840 (2020 – INCA)

Número de mortes: 15.983 (2019 - Atlas de Mortalidade por Câncer - SIM).

2) Câncer de Pênis

Apesar de ser raro, pois ocorre em 2% dos brasileiros, é importante informar sobre esse tipo de câncer, pois as medidas de prevenção contra ele são muito simples.

Ocorre em homens com idade superior a 50 anos, mas também pode atingir os mais jovens. A maioria dos casos é registrada nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Como eu disse, ele é raro, mas é o responsável por 1.600 amputações penianas, sendo assim, uma doença extremamente incapacitante, pois aniquila o homem na sua compreensão exata, não apenas em sua anatomia, mas em toda a sua vida e masculinidade.

Foto: Graziela Mantovaneli/JTNewsLave seu pinto!
Lave seu pinto!

Mas o câncer de pênis é uma doença evitável, basta que o homem mude alguns hábitos:

- Higiene genital adequada.

Tudo que precisa é de água e sabão: Lavando o pênis todo dia, não há problema de ter câncer de peniano.

- Usar preservativo.

Para prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV (Papiloma Vírus Humano) que é um dos causadores de câncer de pênis.

- Correção de fimose.

Devido o excesso de pele (prepúcio) o homem não consegue expor a glande (cabeça do pênis), o que dificulta ou inviabiliza a higienização correta do pênis e esse é um fator de risco para câncer.

- Tratar qualquer lesão que apareça no pênis.

- Não fumar.

Quais os sinais de alerta para um câncer de pênis?

- Verrugas no pênis. O HPV (Papiloma Vírus Humano) contribui para o aparecimento de câncer

- Alteração na cor do pênis (pele, corpo ou prepúcio): manchas marrom-azuladas, mudanças na cor e na textura da pele (que fica mais grossa)

- Ferida ou úlcera que não se cicatriza

- Nódulos no pênis ou na virilha (tipo íngua)

- Secreção malcheirosa

Procurar atendimento médico, se apresentar qualquer um dos sinais e sintomas descritos. Quanto mais cedo fizer o diagnóstico de câncer de pênis, menor é o tempo de tratamento, menor é o dano causado pela remoção do câncer cirurgicamente. O receio e a demora em buscar o tratamento podem levar à amputação do pênis.

As informações existentes nessa matéria visam orientar e alertar sobre os possíveis sinais de câncer e não substituem a consulta e o acompanhamento médico.

Foto: Graziela Mantovaneli/JTNewsCuidar da saúde também é coisa de homem
Cuidar da saúde também é coisa de homem

A cada ano mais homens são conscientizados e o movimento de mais adeptos. O preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, está diminuindo.

Homem que se cuida, vive mais e vive melhor.  

E você, há quanto tempo não se consulta? Procure um posto de saúde próximo de sua residência ou procure um urologista.

Se cuide!

REFERÊNCIAS:

https://movember.com/

https://www.cancer.org/cancer/prostate-cancer/causes-risks-prevention/risk-factors.html

https://www.inca.gov.br

http://www.oncoguia.org.br

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários