Rômulo Plácido

Defensor Público Federal, Defensor Público Geral da União-DPU de 2009-2011, bacharelou-se em Direito pela UFPI em 1995. É conselheiro penitenciário do Piauí.
Defensor Público Federal, Defensor Público Geral da União-DPU de 2009-2011, bacharelou-se em Direito pela UFPI em 1995. É conselheiro penitenciário do Piauí.

Não menosprezem os pupilos de Wall Ferraz

Uma formidável máquina de votos!

O professor Wall Ferraz tornou-se em 1985 o primeiro Prefeito de Teresina eleito diretamente pelo povo quando da redemocratização do Brasil com o fim do regime militar iniciado em 1964.

Com grande perspicácia, o prefeito Wall Ferraz inicialmente através da nomeação de inúmeros apoiadores para cargos públicos na Prefeitura, lembrando que naquele período ainda não vigorava por essas bandas um Estado de Direito suficientemente forte para impor a universalização do concurso público, bem como lançando mão da cooptação de muitas lideranças populares, o vetusto líder político criou uma invejável máquina eleitoral que fez com que (ele) elegesse o seu sucessor para o mandato subsequente e o antigo professor de história fosse reeleito novamente prefeito em 1992.

Os devotados servidores públicos municipais, as lideranças populares cooptadas e os fornecedores da administração municipal agregados interagem politicamente com a população de Teresina há décadas de maneira formidável sob a maestria dos políticos do PSDB local no intuito de manter o status quo político.

De lá para cá, mesmo com o seu falecimento em 1995, o grupo político forjado pelo professor Wall nunca perdeu qualquer eleição para a prefeitura municipal de Teresina, senão vejamos.

O professor Wall Ferraz antes de falecer ungiu, como seu futuro sucessor, um jovem economista até então desconhecido que, nas eleições de 1996, derrotou o mito da política piauiense o ex-governador Alberto Silva.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsFirmino Filho fala sobre ações de combate à violência doméstica em Teresina
Firmino Filho forjado pelo professor Wall Ferraz, que sobreviveu ao seu criador

A primeira eleição de Firmino Filho em 1996 contra o “albertismo” foi a primeira demonstração de que a máquina eleitoral forjada pelo professor Wall Ferraz sobreviveu ao seu criador e foi capaz de derrotar uma das forças pujantes junto ao eleitorado de Teresina.

Em 2012, foi a vez da máquina eleitoral legada por Wall derrotar a “onda vermelha” do PT quando Firmino Filho foi eleito prefeito de Teresina, em primeiro turno, derrotando o então senador Wellington Dias.

Por seu turno, em 2020, o atual grupo político iniciado por Wall Ferraz em 1985 será novamente testado em sua capacidade de protrair-se no tempo.

A vitória de diversos outsiders nas eleições de 2018 – de que é exemplo maior o atual Presidente da República Jair Bolsonaro – faz crescer uma efervescência de candidatos a Prefeito de Teresina.

O Estado do Piauí nas eleições de 2018, contudo, já demostrou resiliência a tais ventos de mudança ao reeleger o petista Wellington Dias ao Governo do Estado do Piauí, em primeiro turno, bem como ao consagrar a maior votação proporcional entre as Unidades da Federação ao candidato Paulo Haddad do PT às eleições presidenciais, portanto, a superação de desafios locais pelos outsiders teresinenses não será tarefa fácil de cumprir.

Em um primeiro momento, duas candidaturas mais fortes segundo as atuais pesquisas se apresentam ao eleitorado local:

O septuagenário Dr. Pessoa é um veterano na política local e uma liderança expressiva em Teresina, porém, como já se demonstrou na sua candidatura ao Governo do Estado em 2018, a sua pré-candidatura é boa de largada e ruim na chegada, portanto, a sua pujante preferência nas pesquisas eleitorais - ainda cronologicamente distantes do pleito - não significa que será efetivamente o vencedor da disputa pelo Palácio da Cidade em 2020.

O deputado federal licenciado e atual Secretário de Segurança Pública Fábio Abreu até poderá receber o reforço dos ventos de mudança que têm embalado, nas últimas eleições federais, os policiais militares em suas pretensões a diversos postos nas esferas estaduais e federais, contudo, a sua condição de fiel aliado do PT, ao meu sentir, desgasta em muito a sua imagem perante o eleitorado mais conservador e anti-establishment.

Outros outsiders anti-establishment irão se apresentar ao eleitorado teresinense, como alternativas ao grupo deixado por Wall Ferraz, contudo, os pupilos do velho professor têm seguido as lições do mestre.

O professor Wall Ferraz fez uma jogada magistral na escolha de seu sucessor para as eleições de 1996, pois, ao invés de apresentar um político tradicional do mundo político, como era a prática até então, ungiu candidato o jovem e desconhecido Firmino Filho e, com isso, inovou e se reinventou, fazendo com que tal candidatura representasse e se apresentasse como uma nova forma de fazer política.

O modelo político adotado pelo prefeito Firmino Filho também mescla a concessão de espaços políticos a antigos membros do grupo de Wall Ferraz, como é o caso de Kleber Montezuma, com a agregação de lideranças jovens na política, pelo que o atual alcaide segue os passos do responsável pela sua própria inserção no seio da política.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsJeová Alencar fala sobre a instalação do Procom de Teresina
Jeová Alencar, uma tentativa de inovação do prefeito Firmino Filho que não surtiu os efeitos desejados

A incorporação do jovem vereador Jeová Alencar ao seu grupo político foi uma tentativa de inovação que não carreou os resultados almejados pelo alcaide, por razões que não cabe aqui debater, porém, o prefeito Firmino trouxe diversas outras lideranças jovens que poderão se revelar úteis ao seu projeto político.

Enfim, o cenário para as próximas eleições é desafiador e, como todo processo eleitoral, o resultado final é hoje rigorosamente incerto, contudo, mesmo com o desgaste advindo de décadas praticamente contínuas de exercício do poder local, é sempre bom ressaltar que o grupo político legado por Wall Ferraz tem se mostrado hígido e eficiente na política municipal e, salvo se houver algo inovador, como um grande escândalo de corrupção até as eleições envolvendo um de seus importantes membros, o grupo liderado por Firmino Filho dará muito trabalho aos seus adversários e, na minha opinião, ainda é a força política favorita para vencer o pleito municipal que se avizinha.

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários